Portal O Dia

Enem 2023: confira dicas para se dar bem no exame

Nos dias 5 e 12 de novembro quase 100 mil piauienses estarão realizando o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023. Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontaram que 99.655 mil pessoas farão as provas, um aumento de 12% em relação ao ano passado. Nessa reta final, a Seduc destacou alguns importantes pontos para que os participantes possam se sair bem, e assim, realizarem o teste que dá entrada no Ensino Superior.

Com pouco menos de uma semana para o início do exame, a Seduc informou que o estudante deve agora conferir a Página do Participante (clique aqui) e verificar onde serão realizadas as provas.

Reprodução/Pexels
Enem 2023: confira pontos importantes para se dar bem no exame

É importante verificar o local de prova, conferir se é um local próximo [da residência], considerar que nos dias das provas o fluxo de veículos é muito grande e é necessário chegar com antecedência

Karoline MendesDiretora da Unidade de Mediação Teocnológica da Seduc

Nos dois dias de aplicação do exame, os portões dos locais de prova se abrem com uma hora de antecedência, ao meio-dia (horário de Brasília). O estudante deve ficar atento, pois às 13h os portões se fecham para que seja dado prosseguimento ao início do Enem 2023.

Além disso, o momento agora é tranquilidade, realização de simulados e preparação físico/psicológica. O exame requer ainda paciência e capacidade de discernimento para entender o enunciado das questões.

Segundo a pasta, atualmente mais de 220 mil estudantes fazem parte da rede estadual de ensino, sendo que 30 mil destes estão no terceiro ano do Ensino Médio e poderão realizar o Enem.

Seduc prepara profissionais no apoio aos candidatos

Para atender os piauienses que farão o Enem 2023, a Seduc explicou que está trabalhando com uma rede de colaboradores para a eficácia de aplicação do exame no Piauí. Professores, diretores, coordenadores e demais integrantes do corpo técnico-administrativo da Seduc estão envolvidos em prol da realização do Enem 2023, sem nenhuma intercorrência.

“A aplicação da prova não é uma responsabilidade da Seduc, no entanto, a gente disponibiliza escolas para amparar esse dia. Tudo isso está sendo alinhado, toda a estrutura física está sendo disponibilizada, na medida que estamos sendo solicitados. Toda a rede também está envolvida com o processo aos nossos alunos”, explicou Karoline Mendes ao O Dia.

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. Em todo o Brasil, foram 3,9 milhões de inscritos no Enem.