Portal O Dia

Fábio Novo é a garantia que PT manterá acordo com Severo Eulálio

A suspensão da eleição de Severo Eulálio para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí é dada como certa por parte dos deputados estaduais. O assunto já é a principal pauta das conversas de bastidores na Casa e tem ganhado força também no Palácio de Karnak. A principal interrogação nesse momento é se o acordo entre os partidos da base que elegeu ao mesmo tempo Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (PT) para o primeiro e segundo biênio, respectivamente, será cumprido em caso de um revés no Supremo Tribunal Federal (STF). Emedebistas, como o deputado João Madison, já vieram a público defender que o acordo deve ser mantido em uma nova votação. No Partido dos Trabalhadores pode até ter alguém que diga que o acerto já foi cumprido. Mas ao final, o apoio do PT deverá ser mantido a Severo Eulálio sob risco da campanha de Fábio Novo perder o apoio dos emedebistas. 

STF vai decidir

No STF, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo PSDB que questiona antecipação em dois anos da eleição de segundo biênio para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aguarda o sorteio do relator [relator será o ministro Kássio Nunes Marques]. Na avaliação do partido, o dispositivo inserido na constituição estadual viola os princípios democráticos e republicanos ao comprometerem a contemporaneidade das eleições e o dever de fiscalização e avaliação dos deputados estaduais pelos seus pares.

Troca de comando

Divulgação / PF
Delegada Melissa Maximino Pastor

A Polícia Federal no Piauí terá nova superintendente a partir de hoje. Será empossada no cargo a delegada Melissa Maximino Pastor. Há 16 na PF, ela foi chefe substituta da Delegacia de Angra dos Reis, chefe da Unidade de Inteligência do Aeroporto de Guarulhos, da Unidade de Inteligência da Delegacia de repressão à corrupção e lavagem de dinheiro e da Delegacia de Piracicaba. Atualmente ela estava no cargo de Delegada Regional de Polícia Judiciária na Paraíba. O ex-superintendente José Antônio Simões de Oliveira Franco comandará a PF no Ceará. 

Porto news

Um impasse tem dividido a família Bacelar no município de Porto e coloca em xeque a sucessão municipal. O atual prefeito Dó Bacelar (Progressistas), que cumpre o segundo mandato seguido, escolheu o ex-prefeito Antônio Geronço para ser candidato. Seu irmão, Virgílio Bacelar, no entanto, comenta no município que Geronço não pode ser candidato porque é condenado por corrupção e que a candidata, na verdade, será sua filha, Vanessa Bacelar. 

OAB paralela

O advogado Raimundo Júnior tem liderado posicionamentos que fazem frente à Nota Técnica editada pelo Tribunal de Justiça do Piauí, uma espécie de cartilha que disciplina severamente o protocolo de ações junto ao TJ e tem dificultado a vida dos advogados. Raimundo Junior classifica como tardia a reação da OAB-PI. Ele tem proposto unir forças com todas as instituições para tentar reverter a situação. 

Fechando o cerco

Os prefeitos piauienses que estão em dívida com a Equatorial Piauí não terão vida fácil a partir de agora. A empresa ganhou o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) no combate à inadimplência dos gestores. Para o presidente da Corte de Conta, conselheiro Kennedy Barros, dívidas com a concessionária de energia fere diretamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e pode levar a reprovação das contas de governo. 

Manutenção

Moradores de seis municípios do interior do Piauí amanheceram sem água nesta sexta-feira (3). No Sul do estado, a Agespisa anunciou que a limpeza das estações elevatórias de água e dos filtros de tratamento da adutora de Marruá provocará a suspensão do fornecimento em Simões, Caridade, Curral Novo, Jacobina e Patos. Já no Norte, Miguel Alves passará pelo mesmo procedimento e também terá a interrupção. A previsão é que o abastecimento retorne no final do dia. 

*A coluna Roda Viva é publicada originalmente no jornal O Dia