As intrigas familiares por conta da política partidária não é algo novo. Histórias desse tipo são emblemáticas no Piauí, mas nem por isso deixam de chamar atenção sempre que aparecem. Nesse momento de pré-campanha, os casos começam a brotar de Norte a Sul do Estado. Em Bom Jesus, Nestor Elvas, do MDB, que tenta a reeleição, vai enfrentar o primo, Marcos Elvas, do União Brasil, que se articula para ser candidato único da oposição. Já em Parnaíba, a briga familiar entre Gracinha Mão Santa e Zé Filho também colocou os primos em palanques opostos. Gracinha aposta em Francisco Emanoel para a sucessão de Mão Santa, enquanto Zé Filho estará com o candidato governista Dr. Hélio.
Irmãos, mas política à parte
Em Campo Maior, a disputa é entre os irmãos Joãozinho Félix e Antônio Félix. Na eleição de 2020, Joãozinho Félix encabeçou uma chapa de oposição. O irmão, por outro lado, indicou a esposa, Cíntia Melo, para a vice de Professor Ribinha, que buscava a reeleição, mas acabou derrotado. Nesse ano, a disputa entre os irmãos deve se repetir. Joãozinho vai buscar o segundo mandato consecutivo; Antônio estará no palanque de Paulo Martins.
Educação na pauta
O pré-candidato a prefeito de Teresina, Tonny Kerley, do Novo, fez críticas a forma como o prefeito Dr. Pessoa toca a educação da capital. Nessa segunda-feira (29), durante gravação do quadro Gestão The, que será veiculado no programa O Dia, da O Dia Tv, ele apontou as propostas que irão constar no seu plano de governo para o setor e analisou o cenário entre Sílvio Mendes e Fábio Novo, que lideram as intenções de votos.
A tríade de Dr. Pessoa
A liderança de Dr. Pessoa na Câmara, enfim, foi definida. Após três semanas, o vereador Luís André (PL) topou. Ele sabe que a missão será árdua e expressou isso ao prefeito. É tanto que a articulação política inovou e resolveu criar uma espécie de conselho formado por três vereadores. Luís André estará à frente, mas com o suporte de Allan Brandão (PRD) e Markim Costa (PSD) na defesa do Palácio.
Como vota o deputado
As votações na Assembleia Legislativa ocorrerão a partir de agora em um painel eletrônico que está sendo instalado na Casa. O plenário está em reforma e deve ser reinaugurado com essa novidade. Os deputados receberão hoje um treinamento para aprender a votar no novo sistema. Um módulo será instalado nas bancadas dos parlamentares para a votação, o que será validado por meio de biometria. A dúvida: Quando o voto for secreto? Os técnicos garantem que não será possível identificar como votou cada deputado.
Duas pesquisas, dois resultados
Pesquisas eleitorais divulgadas no intervalo de dois dias e com resultados totalmente opostos sacudiram o cenário político no município de Sigefredo Pacheco, no Norte do Estado. O grupo político do prefeito Murilo Bandeira (PT), que vai buscar a reeleição, divulgou pesquisa em que ele aparece com 56,67% dos votos contra 28,33% do candidato de oposição. Em 48h, o grupo do pré-candidato da oposição, Paulo Henrique (MDB), divulgou uma outra pesquisa em que ele lidera a disputa com 46,33% contra 39,67% de Murilo. Os dois levantamentos, destaque-se, foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
*A Coluna Roda Viva é publicada originalmente no jornal O Dia.