A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou o adiamento da partida entre Fluminense-PI e Fortaleza, válida pela primeira fase da Copa do Brasil de 2024. A data originalmente marcada para o jogo, 29 de fevereiro, foi alterada para 3 de março. O pedido de adiamento foi feito pelo clube cearense em razão do atentado sofrido pela delegação após o confronto com o Sport, pela Coa do Nordeste.
A partida permanece programada para ocorrer no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. A mudança ocorre apenas no dia e horário do jogo. O atentado, ocorrido na noite da última quarta-feira, teve como alvo o ônibus do Fortaleza, perpetrado pela Torcida Jovem do Sport após o empate em 1 a 1 entre Fortaleza e Sport pela Copa do Nordeste. Durante o incidente, pedras e bombas foram arremessadas dentro do veículo.
Seis jogadores do Leão do Pici foram atingidos durante o ataque: Dudu, Titi, Brítez, Lucas Sasha, Gonzalo Escobar e João Ricardo. Escobar, o lateral-esquerdo, sofreu um trauma cranioencefálico (TCE) e não tem previsão de retorno aos gramados. Os demais atletas estão sob cuidados do departamento médico, sendo que Gonzalo Escobar e João Ricardo precisaram receber pontos.
No último dia 24, os jogadores do Sport entraram em campo para o clássico contra o Náutico pelo Campeonato Pernambucano vestindo a camisa do Fortaleza, como forma de solidariedade. A equipe acabou derrotada por 1 a 0.
Alterações do jogo:
- Fluminense/PI x Fortaleza/CE
- De: 29/02, quinta-feira, às 20h
- Para: 03/03, domingo, às 18h30
- Local: Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina/PI (mantido)
Formato da Copa do Brasil 2024
Na fase inicial, as 80 equipes disputam confrontos eliminatórios em partida única. Os times visitantes avançam com um empate, enquanto os mandantes só progridem vencendo. O formato se altera na segunda fase, também realizada em jogo único, sem vantagem para nenhum clube. Em caso de empate, a classificação é decidida nos pênaltis.
A partir da terceira fase, a Copa do Brasil adota confrontos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado após os dois jogos, a decisão vai para os pênaltis. Este sistema é mantido até a fase final do torneio. Após as duas primeiras fases, as 20 equipes que sobreviverem na competição vão se juntar a outros 12 clubes que já estão garantidos na terceira fase, totalizando 32 equipes.
Os duelos de jogos de ida e volta serão utilizados nas oitavas, quartas, semifinais e na final, que deve ser realizada nos dias 3 e 10 de novembro.