Portal O Dia

Franzé nega racha com o MDB e diz que será “cabo eleitoral” de Severo Eulálio

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), negou que romperá o acordo com o deputado Severo Eulálio (MDB) caso a eleição antecipada da Assembleia Legislativa do Piauí seja anulada pelo STF.

Como o Portal O Dia informou, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra artigos das Constituições da Paraíba e do Piauí que anteciparam em dois anos a eleição de segundo biênio para os cargos da Mesa Diretora das Assembleias Legislativas desses estados.

Em dezembro de 2022, os deputados piauienses mudaram o regimento e a constituição estadual sobre a eleição da Mesa Diretora. As alterações fizeram com que a votação para a composição da Mesa para os dois diferentes biênios fosse possível. Com a mudança, Franzé Silva (PT) foi eleito para o biênio 2023-2024 e Severo Eulálio (MDB) para o biênio 2025-2026.

Franzé descartou informações que circularam nos bastidores de que poderia romper o acordo e apoiar Evaldo Gomes (SD).

“Nós temos o melhor momento de harmonia dentro da Assembleia. Quem conhece a Assembleia sabe que nunca houve um período tão harmônico, em que as matérias são discutidas e votadas com celeridade, o que dá resultados à população piauiense. Não há ambiente para discórdia dentro da Assembleia”, afirmou.

Tarcio Cruz / O Dia
Presidente da Assembleia Franzé Silva

O presidente do legislativo ainda revelou que fará esforços para manter o acordo.

“Serei cabo eleitoral do deputado Severo e serei um dos articuladores pela manutenção da harmonia no Legislativo. Se houver anulação, em fevereiro de 2025 faremos a eleição e manteremos o acordo com o MDB. O partido indicará, e o nome indicado pelo MDB é o do deputado Severo Eulálio”, destacou.

Franzé SilvaPresidente da Assembleia

Franzé lembrou também que o STF já cancelou uma eleição antecipada no Tocantins, um caso parecido com o do Piauí, e salientou que a Assembleia acatará a decisão.

“Se o Supremo Tribunal Federal, assim como fez no Tocantins, decidir pela anulação da segunda eleição, não temos outro caminho a não ser manter a harmonia. Essa harmonia foi construída ainda em janeiro de 2023, quando fui eleito em parceria com o deputado Severo. Se a Assembleia for notificada, dará as informações com as mudanças que ocorreram com o foco de manter a harmonia no Legislativo”, finalizou.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.