Portal O Dia

G20: Teresina recebe delegações para discutir Aliança Global contra fome e pobreza

O Brasil está à frente de uma importante iniciativa no cenário internacional: este ano, o país sedia, pela primeira vez, reuniões do Grupo dos Vinte (G20), um fórum de cooperação econômica internacional, que se reúne anualmente em diversos países. Composto pelas maiores economias do mundo, como a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália e Canadá, o G20 discute iniciativas econômicas, políticas e sociais, além de traçar estratégias internacionais para os problemas que afligem o mundo.

Sob a presidência rotativa do G20, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva propôs, ainda em 2023, a criação de uma Força-tarefa para estabelecer uma Aliança Global com foco no combate à fome e à pobreza em todo o mundo. A iniciativa tem como objetivo angariar recursos e conhecimentos para implementar políticas públicas eficazes. 

Agência Brasil
G20 será sediado no Brasil em 2024

Uma das reuniões da Força-tarefa será sediada em Teresina, capital do Piauí, entre os dias 22 e 24 de maio. Na cidade, mais de 50 delegações internacionais irão discutir sobre combate à fome, à pobreza e à desigualdade. A inclusão de cidades como Teresina destaca a importância de envolver todas as regiões do país no debate sobre questões globais.

A proposta da Aliança Global visa reverter o crescimento no número de pessoas subnutridas, conforme indicado pelo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que revelou um aumento de 122 milhões de pessoas passando fome em relação a 2019. Em todo o mundo, há pelo menos 735 milhões de pessoas em situação de fome.

O Brasil, no entanto, tem apresentado redução das pessoas em situação de fome. Em apenas um ano, o país saiu novamente do Mapa da Fome, em que 24 milhões de brasileiros saíram da insegurança alimentar. O ministro Wellington Dias expressou otimismo diante dos últimos indicadores que apontam para uma redução da desigualdade social.

“Iniciamos o ano de 2023 com 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar extrema. Em apenas um ano, conseguimos retirar da condição de fome 24 milhões de brasileiros, um feito histórico. Além disso, observamos um crescimento na renda de 11,5%, com os mais pobres experimentando um aumento ainda maior. Este avanço contribui para posicionar o Brasil em um dos mais baixos patamares de desigualdade. Reduzir essa disparidade é uma meta fundamental do presidente Lula”, disse. 

Roberta Aline/MDS
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias,

O país, reconhecido por seus programas de transferência de renda como o Bolsa Família, busca compartilhar sua expertise e liderar esforços globais para enfrentar esse desafio. "A Aliança é um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários", afirma o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O lançamento oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está previsto para coincidir com a Cúpula do G20 em novembro de 2024, durante a qual os países que optarem por participar discutirão os detalhes de funcionamento e governança.

Além de Teresina, o Brasil vai receber reuniões do G20 em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA).

_________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade