Analisando os resultados das Eleições 2024 em Teresina, o senador Marcelo Castro (MDB) elencou alguns dos motivos que, segundo ele, fizeram com que o seu grupo político, encabeçado por Fábio Novo (PT), fosse derrotado nas urnas.
Para Marcelo Castro, a derrota de Fábio Novo para Silvio Mendes (União Brasil) foi uma surpresa, sobretudo pelo que apontavam os institutos de pesquisa. No entanto, há alguns fatores que podem explicar esse resultado.
"Todos os institutos de pesquisa, sem exceção, erraram o resultado eleitoral. Então aconteceu um fato novo, entre as realizações das pesquisas e o dia da votação. Que fato novo foi esse? Eu entendo que foram vários", disse o senador.
"Os vereadores do Dr. Pessoa tiveram 90 mil votos e o Dr. Pessoa só teve 10 mil. Entendo que esses vereadores descarregam os votos todos no Sílvio Mendes, o voto útil. Acho também que houve um problema de campanha. Foram muitas denúncias contra Fábio Novo. Além da questão da filha do Firmino, no final da campanha. Tudo isso trouxe uma segurança no eleitor", reflete Marcelo Castro.
Outro ponto analisado por Marcelo Castro é o sentimento da população de Teresina de ir em busca daquilo que ele já conhece, após um período de administração de Dr. Pessoa (PRD) que foi mal avaliado.
"Acho que a população viu a seguinte situação: Fábio Novo oferece o futuro para Teresina, com um alinhamento com o Governo Estadual e com o Governo Federal. Já Sílvio Mendes oferece uma mensagem do passado, com boas administrações e com ele mesmo sendo bem avaliado, com uma boa aprovação", disse o senador.
"Nessa hora, com tanta informação negativa contra o Fábio Novo, o eleitor pensou duas vezes e viu em Dr. Sílvio um porto seguro, porque já foi prefeito e traz estabilidade. Acho que isso foi um fator fundamental na reversão da expectativa de vitória do Fábio Novo", concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.