Portal O Dia

Ministro dos Transportes anuncia duplicações durante agenda em Teresina

O Ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, anunciou, durante visita a Teresina na manhã desta sexta-feira (26), que a continuação da duplicação da BR-316, no trecho entre Demerval Lobão e Monsenhor Gil, terá início ainda em 2024. O percurso tem 25 km de extensão. Além dos dois municípios, o trecho que será duplicado corta também a cidade de Lagoa do Piauí. O ministro oficializou também a duplicação de mais um trecho da BR-343 e o início das duplicações da BR-343 até o município de Altos.

As obras do rebaixamento da avenida João XXIII, com previsão de entrega para o mês de julho, estão sendo executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes. Com investimentos de R$ 46 milhões, oriundos do governo federal, a obra conta com duas pistas de cada lado, com acostamento e canteiro central. Em fase de rebaixamento e concretagem, o novo túnel permitirá que o trânsito na região tenha uma melhor fluidez no sentido Teresina-Altos.

CCOM/ DIVULGAÇÃO
Ministro durante entrevista em Teresina

Durante entrevista o Renan Filho destacou a importância da duplicação do trecho.

Essa obra será muito importante para a capital. Nós também vamos duplicar o trecho de Demerval Lobão até Monsenhor Gil. Alguns dias atrás vim aqui para entregar a duplicação até Demerval Lobão e também para entregar o viaduto do Mercado do Peixe. Agora, estamos voltando para anunciar que ainda este ano vamos começar a duplicação de Demerval Lobão até Monsenhor Gil

Renan Filho Ministro dos Transportes
CCOM/ DIVULGAÇÃO
Ministro durante entrevista em Teresina

Outro trecho importante da BR-316, entre Monsenhor Gil e a Estaca Zero, em Lagoinha do Piauí, que dá acesso ao Sul do estado, também será duplicado. Ao todo, o trecho possui 24 km de extensão e leva ao entroncamento da cidade que liga a vários outros municípios da região, como Água Branca e Agricolândia. Segundo Renan Filho, a obra está em fase de elaboração.

“Ao longo deste ano vamos elaborar o projeto de Monsenhor Gil até a estaca zero, esse aí sim é o sonho do povo piauiense para melhorar a entrada e a saída da cidade”, finalizou

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, marcou presença e destacou a prioridade do presidente Lula em acelerar as obras que estavam paradas ou atrasadas no Piauí. “Essa obra é resultado de um governo que respeita o nosso estado. Ela gera empregos, garante uma melhor trafegabilidade e reduz tempo de deslocamento. E chegarão mais obras, que trarão mais qualidade de vida e mobilidade urbana, além de mais desenvolvimento para a capital”, finalizou o gestor.

CCOM/ DIVULGAÇÃO
Ministro durante entrevista em Teresina