Portal O Dia

Natal Solidário: campanhas incentivam doação e cuidado com o outro

O período natalino é um momento especial de acolhimento, onde as famílias se reúnem para celebrar o amor e a união. É também uma época de solidariedade, em que as pessoas refletem sobre a importância de cuidar do próximo, compartilhando gestos de bondade e generosidade. O Natal nos convida a olhar além de nós mesmos, praticando a empatia e o altruísmo, seja com pequenos gestos ou grandes ações. Ao pensar no bem-estar do outro, cultivamos um espírito de fraternidade que vai além das festas, criando uma rede de apoio e esperança que fortalece a sociedade como um todo.

Ao longo de todo o ano, diversos grupos de voluntários e entidades desenvolvem ações solidárias, mas, é nesta época do ano, que elas têm um significado ainda mais especial: o de acolher aqueles que mais necessitam.

__________________________________________________________________________________________________

Corrente do Bem: voluntários fazem ceia natalina para os mais vulneráveis

O Corrente do Bem é um grupo de voluntários que, há sete anos, se dedica a levar solidariedade e alimento a moradores em situação de rua de Teresina. Composto por mais de 30 pessoas, o grupo realiza ações todas as segundas-feiras, distribuindo refeições quentes e acolhendo aqueles que mais precisam. A grande ação de Natal do grupo, no entanto, é o momento mais esperado do ano. Todos os anos, eles organizam uma ceia natalina em frente ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT), beneficiando não apenas os moradores em situação de rua, mas também acompanhantes de pacientes internados.

Este ano, a ceia de Natal ocorrerá no dia 16 de dezembro, a partir das 19h. A contadora Adriana Freitas (37), uma das voluntárias do Corrente do Bem, conta que a ceia é preparada com muito carinho, trazendo pratos tradicionais de Natal como creme de galinha, salada, macarronada, arroz, frango, farofa, e até sobremesas. Além disso, cada pessoa recebe um mimo, como chocolates, para que todos possam se sentir especiais neste momento de celebrações. "Os pratos são feitos na hora, exatamente para dar essa sensação de acolhimento, até porque muitas dessas pessoas não terão a oportunidade de ter uma ceia farta, então tentamos proporcionar isso", disse.

Montamos a mesa com todos os pratos da ceia, reunimos toda a equipe e cada um fica responsável por uma função, como organizar a fila, servir o refrigerante, enquanto outro grupo vai para o HUT entregar os presentes para as crianças. E um acalento para essas crianças da ala infantil e para as mães, pois elas ficam muito tristes internadas e o presente traz essa felicidade para eles

Adriana Freitascontadora e voluntária do Corrente do Bem

Para as crianças da região, o Corrente do Bem leva brinquedos e distribui kits de higiene pessoal, como sabonetes líquidos, lenços umedecidos e fraldas, para as mães que estão acompanhando seus filhos no hospital e não têm condições de comprar esses itens. O Papai Noel, que entra na ala infantil do HUT para entregar os presentes, simboliza a esperança e alegria para todos. “E também percorremos as outras alas, entregando chocolate aos outros pacientes. Por mais que as pessoas estejam em uma situação difícil, ao verem o Papai Noel, elas acabam se animando e tendo um pouco de esperança”, destaca Adriana Freitas.

O grupo ainda está recebendo doações de alimentos, brinquedos e kits de higiene pessoal para a ceia de natal. Para contribuir, os interessados ​​podem entregar suas doações na Rua São João do Piauí, 2422, bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, próximo ao depósito Nacional Gás. Quem preferir, pode contribuir através da chave pix 47184957334 (CPF) - Laércio Corrêa da Silva. O apoio financeiro é fundamental, principalmente para garantir que as refeições sejam preparadas e que todos os itens necessários sejam adquiridos. As doações podem ser feitas até o dia 14 de dezembro.

As ações do Corrente do Bem não contam com apoio financeiro de grandes instituições, sendo mantidas por contribuições voluntárias de seus membros, que se organizam para arrecadar e distribuir alimentos. A cada semana, eles atendem cerca de 500 pessoas, percorrendo pontos como o Hospital São Marcos, o Centro, a Tabuleta e a Ceasa.

Papai Noel dos Correios: um natal de esperança e Solidariedade

A Campanha Papai Noel dos Correios é uma iniciativa que já chega à sua 35ª edição e tem como objetivo proporcionar um Natal mais feliz para crianças em situação de vulnerabilidade social. Lançada no Piauí e com grande sucesso em todo o Brasil, a campanha tem como ponto de partida as cartinhas enviadas por crianças de até 10 anos (ou até o 5º ano do Ensino Fundamental), com pedidos simples, mas que refletem os sonhos e desejos típicos dessa fase da vida.

Este ano, os Correios receberam as cartinhas até o dia 04 de dezembro, e, no Piauí, o prazo para adoção das cartinhas vai até o dia 16 de dezembro. Os presentes poderão ser entregues até o dia 17 de dezembro em qualquer agência de Teresina. Isso proporciona que todas as cartinhas sejam atendidas e que as crianças recebam seus presentes até o dia 22 de dezembro, justamente na véspera de Natal.

Os principais pedidos das crianças são bonecas, carrinhos, bolas, bicicleta e material escolar, que são mais fáceis de serem adotados. Algumas crianças pedem alguns itens mais caros, como tablets, computadores e celulares. Infelizmente, como não é possível atender esse pedido, ele é substituído por outro presente, que também vai fazer a alegria dessa criança. O importante é não deixar a criança desamparada, e visamos atender 100% das cartinhas

Marcos Carvalhocoordenador de Comunicação dos Correios

Em 2023, os Correios do Piauí receberam 2.500 cartinhas, no qual todas foram atendidas. Para 2024, a expectativa é que esse número chegue a 3.500 cartinhas. Até dia 03 de dezembro, já foram recebidas 2.800 cartinhas. Em 2023, no Brasil, a campanha contou com mais de 270 mil cartinhas, garantindo que todas as crianças tivessem a chance de realizar um sonho.

A participação na campanha é simples. Quem desejar adotar uma cartinha pode acessar o site blognoel.correios.com.br, no qual é possível escolher um pedido de uma criança de qualquer cidade do Piauí e, até o dia 17 de dezembro, entregar o presente nas agências dos Correios. Além disso, quem não tem tempo para escolher uma cartinha pode fazer um presente diretamente nas agências participantes, garantindo que mais crianças possam sorrir neste Natal.

Assis Fernandes/ODIA
Para 2024, a expectativa é receber 3.500 cartinhas, e que todas sejam adotadas

A campanha não só transforma o Natal de milhares de crianças, mas também impacta positivamente a vida de quem participa. “Percebemos a alegria e a satisfação dessas crianças que tiveram seus pedidos atendidos. E também a alegria de quem participa. É muito satisfatório você ver o sonho de uma criança saindo do papel, é uma satisfação, pessoal e profissional. E no momento que você estimula uma criança para a escrita, isso vai desenvolver os estudos dela. Os professores relatam que quando é anunciado que a escola vai participar da Campanha, as crianças passam o ano naquela expectativa, e o desempenho escolar melhora e aumenta a dedicação no estudo. Isso é algo muito positivo”, complementa Marcos Carvalho, coordenador de Comunicação dos Correios.

Pontos de entrega dos presentes

Agência Central

Avenida Antonino Freire, 1407, Centro

Agência Monte Castelo

Avenida Valter Alencar, 1940, Monte Castelo

Agência Presidente Kennedy

Avenida Presidente Kennedy, 2031, Horto Florestal

NaDown Solidário: celebração de inclusão e alegria

Todos os anos, a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down realiza o NaDown Solidário, uma confraternização natalina para reunir amigos e todos os que integram a associação, levando alegria e apoio às pessoas com T21, também conhecida como Síndrome de Down.

Divulgação
Atualmente, cerca de 70 crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down são atendidas diretamente pela Associação

E para proporcionar uma experiência inesquecível para essas crianças e suas famílias, a Associação irá realizar, no dia 14 de dezembro, das 14h às 17h, uma incrível celebração natalina, com um ambiente acolhedor e festivo. Durante a ação, serão distribuídos presentes, lanches, além de ser um momento de muitas brincadeiras e entretenimento. O evento será na sede da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down, localizada na Avenida João XXIII, 2309, São Cristóvão, zona Leste de Teresina.

Mas, para que essa festa seja possível, a Associação conta com a colaboração da sociedade. Veruska Feitosa, diretora presidente da Down The Amo, conta que a associação está realizando uma campanha para arrecadar presentes e lanches, que serão distribuídos na confraternização.

O natal é uma festa que já está no nosso calendário há muitos anos. Todos os anos, enviamos o link para os amigos, para que façam o apadrinhamento das crianças que são assistidas pela associação. Também pedimos ajuda para fazer o lanche. Este ano, queremos fazer uma celebração natalina, no qual as crianças que fazem parte do projeto de musicalização da associação irão fazer uma apresentação

Veruska Feitosadiretora presidente da Down The Amo

“O natal é uma festa que já está no nosso calendário há muitos anos. Todos os anos, enviamos o link para os amigos, para fazerem o apadrinhamento das crianças assistidas pela associação. Também pedimos ajuda para fazer o lanche. Este ano, queremos fazer uma celebração natalina, no qual as crianças que fazem parte do projeto de musicalização da associação irão fazer uma apresentação”, conta.

Atualmente, cerca de 70 crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down são atendidas diretamente pela Associação, que fazem terapias, recebem acompanhamento fonoaudiólogo, psicopedagogo, musicalização, fisioterapia e psicologia. Além disso, mais de 245 famílias estão cadastradas.

Veruska Feitosa destaca que todos da sociedade podem participar do NaDown Solidário e que a presença de voluntários será muito bem-vinda. “Que desejar fazer uma apresentação natalina é só entrar em contato conosco, e se alguma empresa quiser levar estrutura de som e palco, seria muito bom também, pois não conseguimos ainda. E, quem puder ajudar doando refrigerante, suco, salgadinho ou indo ajudar no dia do evento, será muito legal. Estamos precisando de muita ajuda, tanto para custear o evento, como de mão-de-obra”, enfatiza a diretora da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down.

Quem desejar contribuir com a realização do evento NaDown Solidário 2024, pode enviar qualquer quantia através da chave pix 39961815000172. Para mais informações, é só acesso o Instagram da Associação (@down_the_amo).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.