A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou por unanimidade durante sessão plenária desta terça-feira (2) o novo programa de alfabetização de jovens e adultos do Piauí. A matéria encaminhada pelo Poder Executivo recebeu aprovação na Comissão de Saúde, Educação e Cultura e logo depois foi aceita por unanimidade no plenário da Casa.
O Alfabetiza Piauí, como foi denominado o programa, modifica a política de alfabetização de jovens e adultos e substitui o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, o Proaja, lançado na gestão do ex-governador Wellington Dias.
Ao todo, a expectativa do governo é alfabetizar 12 mil pessoas por ano com a nova estratégia do programa estadual. O número foi levado em consideração no parecer favorável defendido pelo deputado Gil Carlos (PT).
Na mensagem encaminhada aos deputados, o Governo do Estado apresentou que serão investidos cerca de R$18,3 milhões anualmente no Alfabetiza Piauí, que deverá contar ainda com a concessão de bolsas para os estudantes.
Aprovados no Enem
O Governo do Piauí realizou a Festa dos Aprovados 2024, ocasião em que 50 estudantes da rede pública estadual aprovados no Sisu e no ProUni foram premiados por alcançarem as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os alunos receberão via pix, uma quantia equivalente a um salário mínimo (R$ 1.412).
Em 2024, mais de 8 mil estudantes da rede estadual conseguiram ingressar no ensino superior. Durante a cerimônia de premiação, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançarão o Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2024.