O Governo do Piauí, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), publicou uma portaria determinando a criação de uma sala de situação para prevenção e combate a incêndios florestais no âmbito do território estadual. A determinação que dispõe sobre a criação da sala especial consta no Diário Oficial dessa terça-feira (10).
LEIA TAMBÉM
O Poder Executivo apontou pela necessidade de criação da sala de situação em razão de debater, de forma urgente, a aplicação de ações primordiais quanto à prevenção e combate a incêndios florestais no Piauí. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados, apenas no mês de agosto, 816 focos de incêndio no Piauí. Desde o início do ano, a região já acumula 2.246 incidências desse tipo.
O objetivo da criação da sala especial visa ainda centralizar as ações de monitoramento, coordenação e resposta a incêndios florestais no Piauí durante o período de seca e estiagem. Popularmente conhecida como B-R-O-Bró, entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro é registrado em todo o estado uma maior incidência de calor, e, em sua maioria, focos de incêndio pelo território estadual.
Conforme o documento, a sala de situação será composta por vários representantes, entre eles a própria Semarh, o Corpo de Bombeiros do Piauí e a Secretaria Estadual de Defesa Civil.
É destacado ainda que órgãos que fazem parte da sala de situação deverão apresentar relatórios semanais sobre sua atuação no combate aos incêndios, visando coletar dados que possam auxiliar na tomada de decisões posteriores.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por sua vez, deverá acompanhar e fiscalizará as ações desenvolvidas pela sala de situação, garantindo a legalidade e a transparência dos processos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.