O Centro de Gerenciamento de Riscos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-PI) emitiu, nesta quinta-feira (8), um alerta de chuvas intensas para o Piauí nas próximas 48 horas. Segundo o órgão, “um sistema episódico de alta intensidade está atuando de forma concentrada em municípios da região Sul, com efeitos que poderão ser sentidos sobre o Médio Parnaíba e na faixa metropolitana da Grande Teresina”.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu dois alertas para o Piauí. Um deles indica que há perigo potencial de chuvas intensas com volume que podem chegar a 50 mm/dia e ventos que podem atingir até 60 quilômetros por hora.
Com tais condições climáticas, há preocupações quanto a possíveis ocorrências de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Diante disso, a Defesa Civil reforça as recomendações de máxima atenção em relação às áreas de risco, tráfego em rodovias e condições de segurança dos veículos.
LEIA TAMBÉM
A população é aconselhada a acompanhar as atualizações dos órgãos competentes e a tomar as medidas necessárias para garantir sua segurança e a de seus familiares durante o período de alerta.
O que fazer em caso de chuvas fortes?
Alguns cuidados durante chuvas com grande intensidade podem preservar sua vida e evitar danos. Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade. Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.
Em casos de emergência, as pessoas devem entrar em contato com os seguintes contatos:
- Defesa Civil Municipal - 199
- Corpo de Bombeiros - 193
- Defesa Civil Estadual - (86) 99495-9620.