Portal O Dia

Piauí tem dois alertas de vendaval para este final de semana; veja onde

Na época mais quente do ano, a preocupação passa a ser com as queimadas. Com mais de 500 focos de incêndio registrados só na primeira semana de setembro, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Piauí está em alerta para a ocorrência de vendavais em diversas regiões. Os especialistas alertam para o aumento do risco de fogo, uma vez que o vento é um agente impulsionador do alastramento dos focos de queimada.

O Piauí já registra mais de 500 focos de queimada só na primeira semana de setembro - (Divulgação/Equatorial Piauí) Divulgação/Equatorial Piauí
O Piauí já registra mais de 500 focos de queimada só na primeira semana de setembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (07) um alerta para ocorrência de ventos costeiros no litoral piauiense e um outro alerta de vendaval para as regiões Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Estado. Ambos os avisos de mau tempo duram até a próxima segunda-feira (09).

O primeiro alerta, que vale para os municípios do litoral, trata da intensificação dos ventos movimentando dunas sobre construções na orla. O Inmet pede que em caso de emergência, a população contate a Defesa Civil pelo número 199. Este alerta de ventos costeiros abrange os municípios piauienses de Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. O alerta vale ainda para cidades do litoral maranhense e cearense.

Ventos podem movimentar dunas sobre construções na orla - (Reprodução/Secretária de Turismo do Ceará) Reprodução/Secretária de Turismo do Ceará
Ventos podem movimentar dunas sobre construções na orla

Já o segundo alerta, que se refere à ocorrência de vendaval em quatro regiões do Estado, aponta risco de ventos intensos variando entre 40 e 60 Km/h com risco de queda de galhos de árvores. O Inmet orienta que em caso de rajada de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, por conta inclusive do risco de descargas elétricas. É recomendado também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e outdoors. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil podem ser acionados pelos telefones 193 e 199, respectivamente.

Este alerta de vendaval abrange 137 municípios. A lista completa pode ser conferida ao final desta reportagem.

Reprodução/Werton Costa
Alerta de vendaval vale para 137 cidades piauienses

Alerta de baixa umidade continua valendo para 196 municípios

Além dos dois alertas de vendaval emitidos neste sábado (07), o Piauí permanece também em alerta para baixa umidade do ar. Conforme o aviso publicado pelo Inmet hoje, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% em 196 cidades piauienses, oferecendo risco inclusive de incêndios florestais e danos à saúde.

Estão em alerta para baixa umidade do ar as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Estado. O Inmet orienta que os moradores das as cidades afetadas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e, em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Assis Fernandes/O Dia
Alerta de baixa umidade continua valendo para 196 municípios

Confira as cidades em alerta para risco de vendaval no Piauí:

Confira as cidades em alerta para baixa umidade no Piauí:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.