Portal O Dia

Piauiense 2024: River e 4 de Julho duelam na 3ª rodada; veja confrontos

A terceira rodada da fase de grupos do Campeonato Piauiense acontece no sábado (27) e no domingo (28) e conta com confrontos entre as partes de cima e de baixo das duas chaves da tabela. Confira as partidas:

Sábado (27/01)

River x 4 de Julho

Campeão piauiense no ano passado e classificado à etapa inicial da Copa do Nordeste, o River visita o 4 de Julho em um duelo pela primeira colocação do Grupo A. O líder Galo Carijó tem seis pontos, enquanto o Gavião o acompanha na segunda posição, com três pontos.

Maria Vitória/River
River busca terceira vitória no Estadual

Embalada pela goleada sobre o Altos, no clássico moderno do futebol piauiense, a equipe de Teresina está invicta na competição – além da Manga Mecânica, venceu o Picos na rodada inaugural, também por 3 a 0. A partida vai ser realizada às 19h, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri.

Altos x Picos

Segundo representante do Piauí no Nordestão, o Altos tenta se recuperar da derrota sofrida para o River, por 3 a 0, na rodada anterior do Estadual, diante do Picos, que também perdeu para o 4 de Julho pelo placar mínimo.

Samuel Pereira/Altos
Altos recebe Picos no Lindolfo Monteiro

Atualmente, o Jacaré ocupa a terceira colocação do Grupo A, com três pontos, empatado com o Gavião Colorado – que o supera no saldo de gols (0 a -2). Por outro lado, o Zangão amarga a lanterna da mesma chave, ainda sem conquistar nenhum ponto. O confronto está marcado para as 17h15, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Domingo (28/01)

Fluminense-PI x Oeirense

Recém-promovido à Série A do Estadual, o Oeirense é a grande sensação do Grupo B, tendo vencido os dois primeiros compromissos contra Cori-Sabbá e Parnahyba. O Cachorro Louco é o líder isolado da chave, com seis pontos.

Thiago Reis/Oeirense
Oeirense quer manter liderança do Grupo B

Já o Fluminense-PI é o vice-líder, com três pontos – o Parnahyba tem a mesma pontuação, mas marcou menos gols (2 a 1 para o Flu). Após a vitória fora de casa sobre o Cori-Sabbá, o Vaqueiro quer continuar a subir na tabela. O duelo ocorre às 16h, no Estádio Albertão, em Teresina.

Parnahyba x Cori-Sabbá

O início do Parnahyba na competição foi promissor: derrotou o Fluminense-PI por 1 a 0, diante da torcida, no litoral do estado. Entretanto, o revés para o Oeirense, pelo mesmo placar, na rodada seguinte, frustrou a euforia dos azulinos.

Walter Fontenele
Parnahyba conta com apoio da torcida no Pedro Alelaf

Diante do Cori-Sabbá, o Tubarão deseja assumir a liderança do Grupo B, visto que está empatado com o Fluminense-PI na classificação. Lanterna e zerada, a Águia busca os primeiros pontos longe de seus domínios. O embate acontece às 16h, no Estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba.

Veja a classificação do Piauiense 2024:

Legenda: pts = pontos, J = jogos, V = vitórias, E = empates, D = derrotas, GM = gols marcados, GS = gols sofridos, SG = saldo de gols.

Grupo A

1. River (6 pts; 2 J; 2 V; 0 E; 0 D; 6 GM; 0 GS; +6 SG)

2. 4 de Julho (3 pts; 2 J; 1 V; 0 E; 1 D; 1 GM; 1 GS; 0 SG)

3. Altos (3 pts; 2 J; 1 V; 0 E; 1 D; 1 GM; 3 GS; -2 SG)

4. Picos (0 pts; 2 J; 0 V; 0 E; 2 D; 0 GM; 4 GS; -4 SG)

Grupo B

1. Oeirense (6 pts; 2 J; 2 V; 0 E; 0 D; 2 GM; 0 GS; +2 SG)

2. Fluminense-PI (3 pts; 2 J; 1 V; 0 E; 1 D; 2 GM; 2 GS; 0 SG)

3. Parnahyba (3 pts; 2 J; 1 V; 0 E; 1 D; 1 GM; 1 GS; 0 SG)

4. Cori-Sabbá (0 pts; 2 J; 0 V; 0 E; 2 D; 1 GM; 3 GS; -2 SG)

Qual é a fórmula de disputa do Piauiense 2023?

O novo formato do Campeonato Piauiense determina a divisão dos oito clubes em dois grupos de quatro participantes. A composição das chaves foi realizada conforme a posição na tabela de classificação da Série A de 2023. Cada grupo joga entre si em partidas de ida e volta, totalizando seis confrontos para cada equipe na fase inicial.

Divulgação/River
Galo Carijó conquistou Campeonato Piauiense em 2023

Na segunda fase, os grupos se cruzam em sistema eliminatório (mata-mata), com jogos de ida e volta. Os vencedores de cada duelo garantem vaga nas semifinais, disputadas em dois confrontos, também em casa e fora. Quem avançar se enfrenta na grande final, igualmente com partidas de ida e volta.

Campeão e vice se classificam para a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil de 2025; o vencedor obtém vaga ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste do próximo ano.