O mês de setembro deste ano será muito especial para Creusa Angélica. É que entre os dias 19 e 22, a piauiense vai disputar o campeonato Crossfit Games 2024, a ser realizado no estado do Texas, nos EUA. A competição, de nível mundial, reúne os principais atletas da modalidade em várias categorias; por ter nanismo, Creusa disputará na categoria destinada a adaptados.
Se hoje ela disputa competições de crossfit, no começo ela sequer cogitava a hipótese de fazer os treinos, já que a prática é de alta intensidade e exige muito do condicionamento físico e da resistência muscular, além de forçar a capacidade cardiorrespiratória. A atleta se achava incapaz para a modalidade. “Antes de entrar no crossfit eu tinha o receio de que eu não iria conseguir, que eu não iria me adaptar. Até que eu fiz uma aula experimental, e no mesmo dia eu fiz minha matrícula porque eles (treinadores) conseguiram adaptar tudo para minha realidade”, lembra
Após se "identificar à primeira vista" com a modalidade, em 2021, Creusa em pouco tempo passou a competir profissionalmente em torneios nacionais. Mas o grande desafio é mesmo o torneio internacional. E a preparação começou no início do ano. “Desde janeiro eu venho me preparando para esta competição, treinando bastante. Passei por três etapas consegui e fui chamada para o Crossfit Games, que reúne os atletas mais condicionados do mundo, inclusive na categoria dos adaptados, que é a que eu disputo”, disse a atleta
A coragem de enfrentar os próprios medos e a perseverança nos treinos fez de Creusa não só uma atleta de resultados, mas também uma referência e inspiração para outras pessoas com deficiência. “É muito bom. Eu recebo muitas mensagens de pessoas que me veem e dizem que eu sou uma inspiração. Muitas que sentiam vontade de treinar por me verem treinando. Isso me empolga mais e quero chegar mais longe e ganhar mais conquistas”.
Como boa parte dos atletas piauienses, desafio de Creusa é custear a viagem
Talento e dedicação aos treinos, Creusa já mostrou que tem. Porém, o principal empecilho para que a piauiense represente o Brasil no torneio de crossfit em solo americano são os custos da viagem. A atleta estima que, entre passagens, hospedagem, alimentação e inscrição no torneio, os gastos sejam em torno de R$ 15 mil. Só a inscrição é quase R$2 mil.
Creusa criou uma vaquinha on line para tentar arrecadar dinheiro e custear viagem. Neste link, você pode colaborar com a participação da atleta no Crossfit Games 2024. A piauiense também disponibiliza uma QR-Code, para o envio de doações por PIX para a conta dela. O QR-Code é este que está abaixo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.