Termina na próxima quinta-feira (28) o prazo para pagar o IPVA 2024 e a taxa de licenciamento dos veículos junto à Secretaria Estadual de Fazenda do Piauí (SEFAZ). Quem optou pelo parcelamento, a terceira e última cota vence na mesma data. A SEFAZ lembra que os proprietários só receberão o documento do veículo se todas as cotas estiverem pagas até a quinta-feira.
LEIA TAMBÉM
“É importante que o contribuinte pague todas essas obrigações, a fim de que possa transitar livremente com seu veículo”, alerta Graça Moreira Ramos, superintendente da Receita Estadual.
No início do ano, o contribuinte teve a oportunidade de pagar a cota única do IPVA com desconto de 15% e ainda a primeira cota do IPVA, ambos os prazos venceram no último dia 31 de janeiro. E no mês de fevereiro, dia 29, ainda tiveram a oportunidade de pagar a cota única do IPVA com 10% de desconto.
Para o pagamento do IPVA, o contribuinte pode imprimir o documento de arrecadação na internet na página da Sefaz, acessando o endereço eletrônico: https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/
O que acontece se não pagar o IPVA?
Pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório a todos que possuem algum automóvel. Os valores mudam conforme o ano de fabricação e o modelo do veículo. Caso não pague o IPVA, o proprietário pode ter problemas na emissão do licenciamento, o que acaba por deixar o veículo irregular. O condutor pode acabar tendo o carro apreendido.
O que acontece se não pagar o IPVA?
Retenção do veículo: o veículo pode ser apreendido. Mesmo que não pagar o IPVA não leve à retenção do automóvel, a ausência do licenciamento pode levar à apreensão com aplicação de multa e sete pontos na Carteira de Habilitação (CNH). Caso o IPVA atrasado não seja quitado, o nome e o CPF do proprietário do veículo poderão entrar no sistema de proteção de crédito.
Multa: o contribuinte que deixa de pagar o IPVA está sujeito ao pagamento de multa, que varia de Estado para Estado.
_______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.