Portal O Dia

Prêmio Benevina Vilar 2024 reconhece profissionais da Enfermagem do Piauí

A noite da última sexta-feira, dia 20 de dezembro, foi de celebração e reconhecimento para profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Enfermagem do Piauí em 2024. Na solenidade, 15 profissionais foram agraciados com a honraria máxima da enfermagem piauiense, o Prêmio Benevina Vilar, concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).

Reprodução
Prêmio Benevina Vilar

O presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou a atuação do Conselho durante o ano e a importância da profissão. “Hoje, a Enfermagem está em alta, especialmente na pandemia da Covid-19, que tivemos um reconhecimento muito grande e trouxe uma visibilidade, e isso demonstrou que fazemos e continuamos fazendo. O Coren, com o Cofen, tem lutado muito para termos mais visibilidade e valorização. As nossas ações, em relação aos profissionais, são no sentido de ter um exercício profissional seguro, com a garantia dos nossos deveres, e pela valorização da Enfermagem”, disse.

Criado em 2021, o Prêmio Benevina Vilar valoriza e reconhece profissionais desta área tão fundamental para a sociedade e a vida humana. Os vencedores foram escolhidos por meio de votação popular, aberta a toda a sociedade.

Entre os premiados da noite, a Diretora do Samu Teresina, Adélia Oliveira, que recebeu premio na categoria Enfermeira Destaque no​ Atendimento ​Pré-Hospitalar.

Sinto-me muito feliz, pois coroa meus 20 anos de enfermeira do Samu Teresina. Estou representando todos os enfermeiros que diariamente saem de casa para fazer o atendimento na rua. Estou muito honrada e gratificada por ser eleita para este destaque

Adélia OliveiraDiretora do Samu Teresina

Já a professa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lidya Tolstenko Nogueira, recebeu premio pela categoria Dimensão Histórica. “Estou muito orgulhosa, feliz e agradecida pelos colegas do Conselho que votaram em mim , e mais ainda, porque tenho um carinho muito grande por Benevina, pois temos uma história juntas. Ela foi minha aluna, minha orientanda, a estimulei a fazer mestrado e doutorado. Fomos professoras das mesmas disciplinas por longos anos na Universidade”, relembra.

A enfermeira Lucília Oliveira foi reconhecida pelo trabalho em Atendimento Domiciliar. “Fico honrada em estar sendo premiada e homenageada no Coren, tendo como referência a professora Benevina, que é uma grande referência de compromisso, dedicação e humanidade dentro da enfermagem. Receber esse prêmio hoje é um resultado de muito trabalho, dedicação e compromisso, com foco sempre centrado no bem-estar do nosso paciente, proporcionando o melhor que temos para ele”, acrescentou.

Antônio Filho, Diretor de Enfermagem do Hospital Satélite, teve reconhecimento na categoria Gestão de Instituição Pública. “Sinto-me lisonjeado com esse prêmio do Coren, homenageando nossa querida enfermeira Benevina, de podermos ser escolhidos pela população acadêmica e de enfermagem, como Gestor Público, que atuou na gestão de Saúde do Estado”, destacou.

Durante a noite de entrega do prêmio, cinco personalidades receberam menção honrosa, indicados pelo plenário do Coren-PI. O nome da maior honraria da enfermagem piauiense, Benevina Maria Vilar Nunes Teixeira, a “Bené”, como era carinhosamente conhecida, construiu uma linda trajetória na enfermagem.

Reconhecida pelo profissionalismo, ética, generosidade e humanidade no ensino da enfermagem, consolidou o seu nome na história da profissão no Piauí. Benevina Vilar faleceu repentinamente em 11 de julho de 2021.

Divulgação
A enfermeira Benevina Maria Vilar Nunes Teixeira faleceu em julho de 2021