Portal O Dia

Presidente estadual do PL diz que irá dissolver todos os diretórios ligados à esquerda

O presidente estadual do Partido Liberal (PL), o ex-vereador Leonardo Eulálio, afirma que a executiva regional da agremiação não permitirá conjunturas políticas da sigla ligados a partidos de esquerda. A sigla é ligada ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e, segundo ele, a decisão visa priorizar a identidade e ideologias do partido após recomendação da executiva nacional. As afirmações foram dadas ao PortalODia.com nesta quarta-feira (14).

As falas repercutem após o PL estadual enviar solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para anular a convenção municipal majoritária aprovada pela sigla na cidade de Beneditinos, a 96 km de Teresina, após acordo com o PT e PDT. Segundo o presidente estadual do PL, a decisão tem por objetivo evitar alianças com partidos de esquerda.

Ezequiel Araujo / O Dia
Presidente estadual do PL diz que irá dissolver todos os diretórios ligados à esquerda

Nós temos um diretório lá e o diretório então ele fez uma coligação que não obedece às diretrizes da nacional. O PL é um partido de direita e ele não permite coligações porque foge aos pensamentos da legenda. A obrigação nossa e da executiva nacional é intervir e dissolver o diretório. Todos que assim fizerem não vão ter exceção

Leonardo EulálioPresidente estadual do PL

Em Beneditinos, o pré-candidato a prefeito, Fábio Roberto (PT), realizou conversão partidária para confirmar chapa majoritária com o presidente municipal do PL, Herbert Mendes, pré-candidato a vice. No entanto, se a solicitação for aprovada pelo TRE-PI o acordo poderá ser dissolvido.

“A pessoa vai escolher o partido ao qual se filiar, ele tem que entender a ideologia do partido, o programa da sigla e então ele merece também a obediência. Caso a pessoa não siga o pensamento, só tem um caminho: a desfiliação. Não vamos permitir as coligações com os partidos de esquerda”, acrescentou Leonardo Eulálio.

Próximas eleições

Na ocasião, Leonardo Eulálio destacou que o partido irá concorrer a cadeiras executivas municipais no próximo pleito eleitoral. Ao todo, a agremiação irá disputar 12 cadeiras pelo Piauí. Além disso, ele argumentou que após os resultados deste ano a legenda vai focar nos planos para 2026.

“Após a gente conseguir conquistar nossas três cadeiras no parlamento de Teresina, vamos voltar a percorrer o Piauí. Temos chapas bem firmadas em Parnaíba, Picos, Floriano e União. Temos 12 cidades com o PL. Na próxima eleição em mais de 100 cidades vamos participar com chapas em todos os níveis: estadual, federal, senador, governador. O PL vai ter uma chapa robusta para 2026”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.