Portal O Dia

Promotora pede anulação do resultado do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí

Uma ação civil pública movida pela promotora Myriam Lago, da promotoria defesa da cidadania e dos direitos humanos, quer a anulação do resultado final da prova objetiva do concurso público para o Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí divulgado no último dia 14 de junho. A promotora ingressou com a ação na 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

LEIA TAMBÉM: Inscrições do concurso da UESPI com 160 vagas iniciam hoje (20); veja como fazer cadastro

A promotora alegou que a nota dos candidatos aprovados por cotas raciais ficou superior a nota de ampla concorrência. Para ela, “os candidatos originalmente cotistas deveriam sair das cotas raciais e competir pela ampla concorrência, deixando as vagas decorrentes de cotas raciais para candidatos com nota inferior, para competir juntamente aos candidatos às vagas da ampla concorrência”.

Reprodução
Myriam Lago

Na ação movida contra a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que organizou o concurso, Myriam Lago disse que a “ação afirmativa se converteu num certame mais concorrido e com a exigência de notas superiores às vagas reservadas numa comparação com as vagas da ampla concorrência.

No resultado divulgado, a nota de corte para cotas raciais ficou em 48 pontos para o gênero feminino e 50 para masculino. Por outro lado, a nota de corte da ampla concorrência feminina foi de 59 pontos e a da ampla concorrência masculina ficou em 49 pontos.

A promotora pede que um novo resultado seja divulgado levando em consideração que os candidatos que optaram pela inscrição enquanto negros e/ou pardos concorram concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso; e que os candidatos aprovados nas vagas decorrentes de cotas raciais que possuam nota superior à nota de corte de ampla concorrência sejam remanejados para as vagas da ampla concorrência.

Ao O Dia, a Uespi comunicou através da assessoria de comunicação que ainda não foi notificada da ação.