Portal O Dia

Retrospectiva 2024: veja os fatos que marcaram o ano

No ano de 2024, o Jornal e o Portal O Dia noticiaram diversos fatos nas áreas da Política, Polícia, Saúde, Educação, etc.

Janeiro

Canal 9.1 - O DIA TV mais perto de você

Assis Fernandes/ODIA
Canal 9.1 - O DIA TV mais perto de você

A O Dia TV, do Grupo O Dia de Comunicação, mudou de faixa e ficou ainda mais perto dos telespectadores. A emissora afiliada Rede TV! no Piauí caiu do canal 23.1 e foi para o canal 9.1, representando um salto tecnológico e também mais proximidade com os telespectadores e telespectadoras.

Apesar da mudança, a programação continua a mesma, mantendo a qualidade no conteúdo apresentado e a possibilidade de alcançar um público ainda maior. E para ficar ainda mais próximo dos piauienses, também é possível acompanhar a O Dia TV através do canal alternativo 9.2 (FM O Dia). 

Ítallo Bruno preso por realizar sorteios ilegais nas redes sociais

Reprodução/Redes sociais
Ítallo Bruno preso por realizar sorteios ilegais nas redes sociais

O influenciador digital Ítallo Bruno foi preso no dia 11 de janeiro de 2024 por suspeita de lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração de jogos de azar nas rifas realizadas nas redes sociais. A prisão ocorreu durante a “Operação Jogo Sujo”. Ele foi solto no dia 22, após passar 11 dias preso.

No dia 13 de setembro, Ítallo foi novamente preso, desta vez na "Operação Rolezinho". Ele e outros quatro influenciadores foram presos por realizarem manobras perigosas em motocicletas, conhecidas como "grau". No dia 18, ele e outras 19 pessoas foram soltas. No dia seguinte, a Justiça determinou a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do influenciador e de outros 22 investigados pelo período de dois anos. A decisão também impede a obtenção de uma nova habilitação durante esse período.

Prêmio Águas de Teresina - Sistema O Dia vence em três categorias

Ithyara Borges/ODIA
Prêmio Águas de Teresina - Sistema O Dia vence em três categorias

A equipe do Sistema O Dia de Comunicação conquistou mais uma vez as premiações do 4º Prêmio Águas de Teresina de Jornalismo Ambiental. Com temáticas voltadas ao saneamento básico, os jornalistas conquistaram prêmios nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo e Fotojornalismo.

Na categoria Fotojornalismo, Jailson Soares levou o 1° e o 2° lugares na premiação. Na categoria Webjornalismo, as jornalistas Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral alcançaram o 1° lugar. Na categoria Telejornalismo, a equipe composta por Jéssica Sales (produtora), Raimundo Lima (repórter), Gustavo Alves (editor), Pedro Cardoso (cinegrafista), Emanoel Wilson (cinegrafista TV), James de Deus (cinegrafista) e José Moreno (cinegrafista) conquistou o 2° lugar.

Fevereiro

Piauienses nota mil estudantes se destacam em exames 

Reprodução/Redes sociais
Piauienses nota mil estudantes se destacam em exames

A estudante piauiense Marina Monteiro conquistou a maior nota do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ela alcançou a maior nota em matemática, 958,6 pontos, acertando todas as 45 questões da disciplina, sendo esse um feito histórico. Na redação, Marina fez 980 pontos.

Amiel Alencar, de 19 anos, se destacou por ser um dos seis estudantes piauienses que alcançaram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e por ter sido aprovado com nota máxima no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Seu objetivo é cursar Medicina.

Jovem morre em Barragem - atleta desapareceu após canoa virar

Reprodução/Redes sociais
Jovem morre em Barragem - atleta desapareceu após canoa virar

No dia 15 de fevereiro, o atleta de canoagem Lívio Claudener, de 16 anos, morreu afogado ao desaparecer na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, após sua canoa virar. Ele e três colegas estavam na companhia do treinador Diego Viana quando foram surpreendidos por um vento intenso que criou ondas na lâmina d’água e fez seus equipamentos virarem.

Lívio Claudener foi o único que não conseguiu se salvar. O corpo do jovem só foi encontrado na manhã do dia seguinte. Em 2022 e 2023 ele participou de diversas competições a nível estadual e nacional representando o Piauí e havia conquistado medalhas de prata e bronze.

Março

Dono de lotérica morto durante assalto no Centro de Teresina

Reprodução/Redes sociais
Dono de lotérica morto durante assalto no Centro de Teresina

O proprietário de uma casa lotérica na Avenida Campos Sales, no Centro de Teresina, Petrônio Nunes de Lima, foi morto no dia 13 de março ao reagir a um assalto. Durante a ação, ele tentou proteger o filho e foi alvejado com um tiro no peito por Gleison Ferreira Silva, um dos criminosos. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do disparo. Apesar de ter sido socorrido, Petrônio não resistiu e morreu a caminho do hospital.

Os três acusados, Gleison Ferreira Silva, Isac da Silva Nascimento e Jaciara Pires Rodrigues, foram condenados por latrocínio e receberam penas que, somadas, ultrapassam 90 anos de prisão. Jaciara foi apontada como fornecedora da arma usada no crime, enquanto Isac aguardava fora do local para facilitar a fuga. A condenação foi proferida pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal de Teresina.

Filho de Franzé sofre discriminação em restaurante

Assis Fernandes/ODIA
Filho de Franzé sofre discriminação em restaurante

Ainda em março, o deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, denunciou em suas redes sociais um caso de discriminação contra seu filho de 6 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante um almoço em um restaurante em Teresina, no dia 24 de março, seu filho estava brincando em um espaço destinado a crianças quando um homem abordou de forma agressiva, alegando que a criança autista não deveria estar ali.

Após o ocorrido, Franzé registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) no dia seguinte. Segundo o relato, o desentendimento teve início quando o filho do deputado não respeitou a fila de um brinquedo no playground. Ao descobrir que a criança era autista, o homem fez comentários ofensivos, afirmou que "Lugar de autista não era ali, que ficasse em casa, que não era para estar com outras crianças". O caso foi registrado por câmeras de segurança do restaurante.

Criança atacada por pitbull na Vila Santa Bárbara

Reprodução/Pixabay
Criança atacada por pitbull na Vila Santa Bárbara

O mês de março encerrou com uma tragédia em Teresina, quando uma criança de 8 anos foi atacada por um cachorro da raça Pitbull na Vila Santa Bárbara. O caso ocorreu na manhã do dia 20 de março, quando o animal entrou no quarto da menina enquanto ela dormia e a atacou com diversas mordidas na cabeça. O pai da vítima, João de Deus Martins, informou que o cachorro pertencia ao filho mais velho e que já havia demonstrado comportamento agressivo no passado.

Após o ataque, moradores e vizinhos correram para socorrer a criança, mas o animal, ainda muito agitado, atacou outras pessoas antes de ser contido e morto. A menina foi levada em estado grave ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde a equipe médica aguardava sua estabilização para realizar a cirurgia. Infelizmente, ela não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

Abril

Terras em litígio aparecem no Ceará em mapa do IBGE

Reprodução/IBGE
Terras em litígio aparecem no Ceará em mapa do IBGE

A disputa territorial entre o Piauí e o Ceará ganhou destaque após o lançamento do novo Atlas Escolar do IBGE em 17 de abril. O documento incluiu a área de 3.000 km², em litígio, como parte do Ceará. Essa região, envolve sete municípios do Piauí e 14 do Ceará, gerou críticas de autoridades piauienses, como o deputado Franzé Silva, que questionaram como o IBGE tratou a questão, já que o litígio ainda não foi resolvido.

A disputa sobre a posse dessa área, que dura mais de dois séculos, é baseada em documentos históricos que comprovam que o território sempre pertenceu ao Piauí. A Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) defendeu que, com base em perícias recentes, o Piauí tem direito à posse da área em questão. Em junho, o Exército Brasileiro entregou um laudo ao STF com cinco possibilidades de resolução, apontando que, conforme a legislação, a Serra da Ibiapaba estaria integralmente dentro do território piauiense.

Criança morre após maus-tratos em Esperantina

Arquivo pessoal
Criança morre após maus-tratos em Esperantina

Em Esperantina, no Piauí, a criança, Anna Kerolayne Gomes Nunes, de 7 anos, foi vítima de maus-tratos em abril. Ela morava com a avó paterna em Teresina até janeiro, quando foi levada pela mãe com as iniciais M.K.N.DE O., para viver com ela e o padrasto, F.S.R. Desde então, a criança foi submetida a constantes episódios de tortura. No dia 14 de abril, após mais uma série de agressões, Anna foi levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com sinais de tortura, e acabou entrando em coma. O hospital acionou o Conselho Tutelar, que denunciou o caso à polícia.

No dia 22 de abril, a criança foi diagnosticada com morte encefálica e faleceu no dia seguinte. A mãe e o padrasto foram presos temporariamente em 23 de abril, suspeitos de homicídio qualificado por tortura em contexto de violência doméstica. As investigações da Polícia Civil concluíram que os abusos foram contínuos e culminaram na morte da menina. Em julho, o inquérito foi finalizado, e os suspeitos foram indiciados pelos crimes de tortura e feminicídio qualificado, no contexto de violência doméstica e familiar.

Maio

Ineditismo no Piauí - Nadir Nogueira é eleita a primeira mulher reitora da UFPI

Reprodução/Redes sociais
Ineditismo no Piauí - Nadir Nogueira é eleita a primeira mulher reitora da UFPI

Maio foi o mês dos ineditismos no Piauí. Além de ter sediado o G20, Teresina assistiu à eleição da primeira mulher reitora da Universidade Federal do Piauí. A professora Nadir Nogueira foi eleita com mais de 48% dos votos válidos na consulta à comunidade universitária feita no dia 15 daquele mês. Encabeçando a Chapa 2 e tendo como vice-reitor o pós-doutor Edmilson Miranda, Nadir entrou para a história da Educação no Piauí em um pleito marcado por impasses e incertezas.

A nomeação da mais nova reitora da UFPI só veio ocorrer em novembro, seis meses após a consulta. Nadir tomou posse em 21 de novembro assumindo a Administração Superior da instituição no lugar de Gildásio Guedes para comandar a universidade de 2024 a 2028.

Comoção em Teresina - médica Laysa Lira morre por suspeita de dengue

Reprodução/Redes sociais
Comoção em Teresina - médica Laysa Lira morre por suspeita de dengue

Em 20 de maio, a médica pediatra Laysa Geovanna Lira morreu por suspeita de dengue em Teresina. O fato causou comoção nos teresinenses porque, além de ser uma figura conhecida na cidade, Laysa morreu apenas 15 dias depois do falecimento de seu filho, Rafael Lira, pela mesma doença. Rafael tinha cinco anos e foi o primeiro óbito confirmado por dengue na capital em 2024.

Casada com o médico urologista Ricardo Matias, Laysa estava internada em um hospital particular de Teresina em estado grave. A confirmação de que sua morte ocorreu em decorrência de complicações da dengue veio apenas dois dias depois, em 22 de maio. O fato acendeu um alerta na população teresinense para a gravidade da doença e a necessidade de se adotar medidas de prevenção.

G20 no Piauí - mais de 40 delegações internacionais participam do evento em Teresina

Reprodução/Governo Federal
G20 no Piauí - mais de 40 delegações internacionais participam do evento em Teresina

No mês de maio os olhos do mundo se voltaram para o Piauí. No dia 22, as 20 maiores economias do mundo se reuniram em Teresina para o Encontro do G20. Mais de 40 delegações internacionais participaram do evento para negociar os termos do texto final da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro do G20 no Piauí contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que conduziu as discussões.

Foram três dias de debates até a produção do relatório final e da declaração de compromisso dos países com os termos da aliança global. Esta foi a primeira vez que os 20 países mais ricos do mundo discutiram temas como fome, pobreza e mudanças climáticas. O acordo firmado no Piauí serviu de base para o acordo que foi proposto na Cúpula do G20, que aconteceu em novembro no Rio de Janeiro. 

Junho

Energia solar - taxação pelo uso é anunciada

ODIA
Energia solar - taxação pelo uso é anunciada

Em junho deste ano, a concessionária Equatorial Piauí anunciou que os clientes que fazem uso do sistema de energia solar passariam a pagar uma tarifa na conta de energia. O pagamento seria feito apenas para aqueles clientes que adquiriram o serviço a partir do dia 7 de janeiro de 2023.

A Equatorial Energia Piauí reforçou que essa tarifa atende a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a normativa se aplica a todas as distribuidoras de energia do país. A nova cobrança impacta entre 10 a 12 mil clientes que possuem energia solar no Piauí.

Parque Piauí - bebê recém-nascido é encontrado em sacola

Reprodução
Parque Piauí - bebê recém-nascido é encontrado em sacola

Um bebê recém-nascido foi encontrado por populares abandonado em uma sacola de lixo no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. O caso aconteceu no dia 12 junho, uma quarta-feira. O bebê foi resgatado por populares, que ouviram o choro, e foi levado para a maternidade do Hospital do Promorar. A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Moradores do Parque Piauí relataram ao PortalODia.com que o bebê foi encontrado por fiéis de uma igreja, ainda com a placenta e o cordão umbilical. Se tratava de uma menina. A recém-nascida foi resgatada e levada às pressas pelos próprios fiéis para o Hospital do Promorar, onde recebeu os primeiros cuidados pela equipe de obstetrícia.

Julho

Atletas piauienses brilharam nas Olimpíadas de Paris

Reprodução
Atletas piauienses brilharam nas Olimpíadas de Paris

No mês de julho, milhões de pessoas puderam acompanhar a principal competição esportiva do mundo: os Jogos Olímpicos de Paris 2024. E teve piauienses participando e brilhando na competição: uma delas foi a badmintonista Juliana Viana, que fez a sua primeira participação em olimpíadas nos Jogos de Paris 2024. Ela foi a responsável pela primeira vitória do badminton feminino do Brasil em Jogos Olímpicos.

Além de ser a primeira vitória dela em Jogos Olímpicos, em sua primeira participação, Juliana também foi a responsável pelo primeiro triunfo feminino da modalidade no megaevento. O resultado positivo se torna ainda mais significativo por ter sido diante de uma atleta asiática, continente que tem bastante tradição no badminton. Outro destaque nas Olimpíadas foi Sarah Menezes, técnica de duas judocas medalhistas em Paris 2024: Bia Souza na conquista do ouro (categoria +78kg), Larissa Pimenta no bronze (categoria até 52kg) e auxiliou a equipe mista a levar a medalha de bronze.

Meteoro fez "a noite virar dia" no Piauí

Reprodução
Meteoro fez "a noite virar dia" no Piauí

Além do brilho dos desportistas piauienses em Paris, um outro “brilho” foi visto no mês de julho, desta vez no céu do Piauí. No dia 13 de julho, um meteoro cruzou o céu do Piauí, causando surpresa em muitos moradores do estado. O fenômeno, que aconteceu por volta das 00h10, foi registrado por câmeras de segurança e internautas em diversas cidades. Os vídeos publicados mostram o momento em que um objeto, ainda não identificado, cruza o céu e ilumina por um breve período.

Os vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que o bólido (nome dado ao meteoro quando ocorre a explosão) cruza o céu, clareando a noite e deixando um rastro de brilho intenso. O clarão do meteoro iluminou casas e ruas de Belém do Piauí, Campo Maior, Caridade, Conceição do Canindé, Curral Novo, Elesbão Veloso, Francisco Macedo, Fronteiras, Itainópolis, Jacobina do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Oeiras, Padre Marcos, Patos do Piauí, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Simões. O "Super Bólido" tinha cerca de 2,7m de diâmetro.

Agosto

O DIA TV promoveu debates políticos com candidatos a prefeitos de Teresina e de Timon

Jailson Soares/ODIA
O DIA TV promoveu debates políticos com candidatos a prefeitos de Teresina e de Timon

O oitavo mês do ano foi marcado também pelo início da campanha eleitoral em todo o país, para as eleições municipais. E a O Dia TV realizou dois debates que colocaram frente a frente os então candidatos à prefeitura de Teresina e também os candidatos da vizinha cidade de Timon.

Participaram do debate os candidatos Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (Psol) e Silvio Mendes (UB). Os candidatos à Prefeitura de Timon, do Maranhão, também realizaram o confronto de ideias: Dinair Veloso (PDT), Henrique Júnior (PL) e Rafael Brito (PSB) foram os participantes que debateram propostas ligadas à saúde, educação, cultura etc.

Menino piauiense do salto com vara viraliza e ganha apoio para treinos

Reprodução
Menino piauiense do salto com vara viraliza e ganha apoio para treinos

O esporte também foi destaque no mês de agosto, após o vídeo do treinamento de salto com vara do piauiense Moisés Soares, de apenas 13 anos, viralizar nas redes sociais e ser compartilhado por vários famosos. A repercussão do vídeo foi tanta que o medalhista olímpico em salta com vara, Thiago Braz, divulgou nas suas redes sociais que irá oferecer treinamento para o adolescente piauiense.

Moisés é natural da cidade de Curralinhos, interior do Piauí, e tem o sonho de ser atleta olímpico. Nas imagens dos saltos, divulgadas nas redes, o pequeno atleta usa, em alguns momentos, uma vara improvisada para pular uma barreira em um campo de areia. Sem qualquer proteção, o jovem chega a saltar um obstáculo que é equivalente a duas vezes a sua própria altura. O talento do garoto chamou a atenção por mostrar que, nem mesmo a falta de equipamento adequado foi suficiente para impedir que o pequeno desse vazão a seu sonho.

Crianças envenenadas em Parnaíba

ODIA
Crianças envenenadas em Parnaíba

Mas quando assunto é criança, agosto também trouxe uma notícia triste. Dois irmãos de 7 anos e 8 anos de idade foram envenenados no dia 22 de agosto. Os dois identificados como João Miguel Silva e Ulisses Silva foram atendidos, inicialmente, pelo Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. No dia 25 de agosto, foram transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em estado grave e respirando com ajuda de aparelhos.

Quatro dias depois do caso, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou no início da noite de terça-feira (27) que foi aberto o protocolo de morte encefálica da criança, identificada como João Miguel Silva. O irmão mais velho Ulisses Silva morreu no dia 10 de novembro. Ambos foram enterrados em Parnaíba. A mulher acusada de envenenar as crianças, identificada pelas iniciais L.M.D.C.S, teve a prisão preventiva decretada no dia 25 de agosto, em audiência de custódia e segue presa.

Setembro

Avião do médico Jacinto Lay cai em Teresina

Reprodução
Avião do médico Jacinto Lay cai em Teresina

No dia 8 de setembro, um domingo, Teresina assistiu a um acidente improvável acontecer na BR 316, perímetro urbano da capital. O avião de pequeno porte pilotado pelo médico Jacinto Lay precisou fazer um pouso forçado após perder uma hélice em voo. A aeronave caiu na rodovia próximo ao bairro Lourival Parente e atingiu uma van estacionada e uma motocicleta.

Na moto estava a manicure Kelliane Pereira dos Santos, 27 anos, e seu marido. Ela foi atingida pela asa do avião e sofreu traumatismo craniano, ficando em estado grave. Jacinto Lay sofreu politraumatismo e a família decidiu transferi-lo para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Kelliane Pereira recebeu alta do HUT pouco mais de duas semanas depois. O acidente ainda está sendo investigado pelo Segundo Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos.

Sistema O Dia conquista três prêmios de Jornalismo do Sebrae

Arquivo ODIA
Sistema O Dia conquista três prêmios de Jornalismo do Sebrae

2024 também foi um ano de conquistas para o Sistema O Dia de Comunicação. Os jornalistas do sistema subiram ao pódio mais uma vez tendo seus trabalhos reconhecidos em premiações. As repórteres Emelly Alves, Nathalia Amaral e Maria Clara Estrêla ganharam segundo e terceiro lugar, respectivamente, no 11º Concurso de Jornalismo do Sebrae.

Já o repórter fotográfico Jailson Soares ganhou o terceiro lugar na categoria Fotojornalismo. Esta foi a segunda premiação que os profissionais do Sistema O Dia ganharam em 2024. Lá no começo do ano, em fevereiro, os jornalistas da empresa levaram quatro prêmios do 4ª Concurso Águas de Teresina de Jornalismo Ambiental. Subiram ao pódio repórter.

Santa Maria da Codipi - chacina resulta em cinco mortes e quatro feridos

Reprodução
Santa Maria da Codipi - chacina resulta em cinco mortes e quatro feridos

A morte de uma mulher grávida, supostamente ligada a uma facção criminosa, provocou uma onda de violência na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. A série de violência na região resultou em cinco feridos e quatro mortes, entre eles de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, Eliton Emanuel Patrício dos Santos e Francisco das Chagas Silva dos Santos.

Em coletiva de imprensa, o secretário Chico Lucas explicou que os indivíduos envolvidos na chacina haviam sido presos em uma operação contra o tráfico de drogas deflagrada ainda no dia 30 de setembro, mas que foram soltos no dia 2 de outubro e menos de 24 horas após serem postos em liberdade, cometeram uma série de crimes.

Outubro

Resultado das eleições - Silvio Mendes assumirá a Prefeitura de Teresina pela terceira vez

Assis Fernandes/ODIA
Resultado das eleições - Silvio Mendes assumirá a Prefeitura de Teresina pela terceira vez

A população brasileira foi às urnas em outubro deste ano para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para a gestão e legislatura de 2025/2028. No Piauí, são  2.698.764 eleitores nas 224 cidades. Em todo o estado, foram 10.340 urnas eletrônicas com 94% do eleitorado registrado em biometria, o que fez o Piauí liderar o  ranking em maior número de eleitores com impressão digital, foto e assinatura.

Na capital piauiense, Teresina, o médico Sílvio Mendes, então candidato a prefeito pelo União Brasil, venceu a corrida pelo comando do Palácio da Cidade e será  prefeito de Teresina pela terceira vez. Aos 75 anos, ele vai assumir o desafio de governar a principal cidade do Piauí.

Influenciadores são detidos durante a Operação Jogo Sujo

Reprodução
Influenciadores são detidos durante a Operação Jogo Sujo

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou no dia 9 de outubro a 2ª fase da Operação Jogo Sujo, que teve como objetivo reprimir a veiculação de jogos de azar ilegais na rede mundial de computadores. A ação cumpriu 22 mandados judiciais de busca e apreensão e também de prisão. Cinco alvos foram efetivamente detidos. Tratava-se dos influenciadores teresinenses que divulgavam jogos de azar por meio de suas redes sociais. Outras duas pessoas foram conduzidas em flagrante: o cabo Jairo e o sargento Mota, ambos da Polícia Militar do Piauí.

Ao todo, 22 veículos foram apreendidos, sendo boa parte deles, de luxo. Entre os presos, estava o influenciador Pedro Lopes Lima Neto, conhecido como "Lokinho". Dias antes, na noite de domingo, 6 de outubro, o influenciador, juntamente com o namorado, Stanlley Gabryell, haviam se envolvido em um grave acidente na BR-316, na zona Sul de Teresina. Segundo laudo pericial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o namorado de Lokinho mudou de faixa e atropelou pedestres. Duas mulheres morreram e outras duas crianças ficaram feridas.

Novembro

Fim da Escala 6x1 - debate movimenta Câmara Federal

Agencia Brasil
Fim da Escala 6x1 - debate movimenta Câmara Federal

No início de novembro, a proposta de emenda constitucional (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho 6x1 (seis dias de trabalho seguidos por um de descanso) ganhou destaque, especialmente após atingir o quórum necessário para começar a tramitação na Câmara dos Deputados. A PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), gerou discussões acaloradas.

No Piauí, o tema também foi amplamente debatido. Dos dez deputados federais piauienses, quatro se manifestaram a favor do projeto apresentado. A PEC precisou de 171 adesões de parlamentares para ser protocolada, e, após atingir esse número, ela começou a tramitar na Câmara dos Deputados, ganhando ainda mais relevância no cenário nacional.

Namorado de vereadora preso, acusado de tráfico

Reprodução/Redes sociais
Namorado de vereadora preso, acusado de tráfico

Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora eleita em Teresina, Tatiana Medeiros, foi preso em Belo Horizonte no dia 14 de novembro, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. Ele era foragido da Operação Denarc 64, que desarticulou uma facção criminosa no estado. A prisão aconteceu em um hotel na capital mineira, antes de Alandilson embarcar para São Paulo.

A operação também resultou na apreensão de 190 veículos e no bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em bens da organização criminosa. As investigações revelaram que Alandilson mantinha relações financeiras com traficantes de drogas e utilizava empresas de fachada para lavar dinheiro proveniente do tráfico. Esse envolvimento com a facção criminosa atraiu a atenção da polícia, que conseguiu rastrear o foragido.

Dezembro

Invadiu sinal vermelho e ceifou duas vidas

Reprodução
Invadiu sinal vermelho e ceifou duas vidas

Na madrugada de 1º de dezembro, um grave acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Jóquei Clube e Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina. João Henrique Soares Leite Bonfim, de 22 anos, dirigia em alta velocidade, desrespeitou o sinal vermelho e colidiu frontalmente com uma motocicleta. Na moto estavam Francisco Felipe Oliveira Duarte, que ficou gravemente ferido, e Laurielle da Silva Oliveira, que morreu no local.

O carro de João Henrique capotou após o impacto, derrapando e atingindo postes de semáforos e energia elétrica. Francisco morreu dias depois no hospital. João Henrique, que estava sob efeito de álcool e drogas, foi detido após o acidente e teve sua prisão preventiva decretada. A investigação revelou que ele dirigia com a carteira de habilitação vencida e sob influência de metanfetamina. Ao fim do inquérito, ele foi indiciado por homicídio doloso, quando há a intenção de matar. A família das vítimas expressou dor e sofrimento. O casal deixou três filhos, incluindo um bebê de três meses. 

Aluno é baleado por ex-namorada dentro da escola

Reprodução
Aluno é baleado por ex-namorada dentro da escola

No dia 4 de dezembro, um caso chocante deixou a população de Teresina estarrecida. O jovem João Lucas Campelo, de 16 anos, foi baleado na boca pela ex-namorada, L.M.G.L, de 17 anos. O caso aconteceu dentro do colégio CPI, no Centro da capital. O caso teve grande repercussão na cidade. O estudante, que foi imediatamente socorrido, ficou internado em estado grave com a bala alojada na coluna cervical. Segundo a equipe médica que o acompanha, ele corre risco de tetraplegia.

Conforme as investigações, a adolescente que atirou fez ameaças à vítima anteriormente ao crime Ela e o rapaz namoravam e ele tinha a intenção de terminar o relacionamento. No dia anterior ao crime, os dois teriam tido uma discussão na qual a jovem teria agredido o namorado. A arma utilizada no crime é uma pistola 9 milímetros de uso restrito e pertence ao pai da adolescente, que é policial militar no Piauí. Após o crime e conclusão do inquérito, L.M.G.L. foi indiciada por ato infracional análogo à tentativa de homicídio, já que é menor de idade.

Sistema O Dia conquista prêmios de jornalismo em certames do MPPI e TJPI

Nathalia Amaral/ODIA
Sistema O Dia conquista prêmios de jornalismo em certames do MPPI e TJPI

No dia 18 de dezembro, o Sistema O Dia de Comunicação, através da equipe de jornalismo da O Dia TV, conquistou o 2º lugar na categoria vídeo do 9º Prêmio MPPI de Jornalismo. A reportagem abordou o combate à intolerância religiosa, com foco nas discriminações contra as religiões de matriz africana, de Jéssica Sales (produtora), Pedro Thomps (editor), Sérgio Neto (cinegrafista) e Karliete Nunes (diretora de jornalismo do Sistema O Dia e repórter).

No dia 19, o Sistema O Dia de Comunicação conquistou três prêmios no 1º Prêmio de Reportagem do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI): 1º lugar, categoria jornalismo escrito, com a reportagem "Quando a Justiça é o único remédio – ações judiciais na saúde crescem 150% no Piauí", de Emelly Alves e Ithyara Borges; o 1º lugar na categoria fotojornalismo, na reportagem "Revolucionário, insano ou marginal: o cárcere é o ponto de partida", do fotógrafo Jaílson Soares; e na categoria jornalismo de áudio, com a reportagem de Natanael Sousa, da FM O Dia.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.