A possibilidade de uma nova greve no transporte coletivo de Teresina a menos de seis da eleição municipal irá trazer para a pauta os problemas do setor, que é um dos que mais aflige o teresinense. O indicativo de greve foi aprovado por motoristas e cobradores e deve entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira (13). A pré-candidatura de Fábio Novo deve ser a mais beneficiada se o impasse da gestão Dr. Pessoa com a categoria não for resolvido. Isso porque é justamente no transporte coletivo que o petista tem centrado esforços. Recentemente, Novo incluiu no plano de governo a proposta de tarifa zero para os usuários, aplicativo para monitoramento 100% da frota e a inclusão de ônibus elétricos na frota. A greve reforçará também o discurso de que é preciso alinhar a gestão municipal com os governos estadual e federal para a resolução do problema. Sílvio Mendes, por outro lado, será forçado a apresentar, primeiro, o que fez pelo sistema de transporte coletivo nas suas duas gestões, e, segundo, repetir Novo e apresentar propostas para o setor.
Vai ou não vai
O presidente do PSDB, Luciano Nunes, tem acertado no tom do discurso em meio ao impasse no ninho tucano sobre a pré-candidatura de João Vicente Claudino a prefeito de Teresina. Após a reunião de JVC com o presidente nacional do partido, Marconi Perillo – que garantiu apoio à candidatura própria -- Luciano cobrou que o ex-senador assuma a pré-candidatura, que até agora, é fato, não passou de entrevistas na imprensa.
Quem é o pai da criança
As obras do PAC Seleções, anunciadas nesta semana pelo governo federal, foi o estopim de discussões entre os grupos de situação e oposição em diversos municípios contemplados. Em Parnaíba, por exemplo, o grupo de Dr. Hélio fez questão de dizer que as obras são do governo Lula. Os aliados de Mão Santa, por outro lado, dizem que foi a prefeitura quem escreveu os projetos. A disputa é para quem consegue tirar mais proveito eleitoral.
Em pauta
O deputado Francisco Limma, do PT, apresentou na Assembleia Legislativa um projeto para um criar novo critério de desempate nas licitações realizados pelo Governo do Estado. O texto estabelece como um dos critérios: empresas que tenham, nos seus quadros de empregados, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas retiradas de situação análoga à de escravo ou pessoas oriundas ou egressas do sistema prisional
Reforço no PSTU
O professor e jornalista Daniel Solon foi anunciado como pré-candidato a vereador de Teresina pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). O partido, que já havia definido as pré-candidaturas de Geraldo Carvalho para prefeito e Yara Ferry para vice-prefeita, consolida uma chapa de trabalhadores da Educação que disputarão as eleições de 2024 na capital piauiense. Daniel Solon já foi candidato pelo PSTU a prefeito de Teresina e governador do Piauí.
Homenagem
A Cármem Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), eleita na última terça-feira (7) presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que terá o piauiense Kássio Nunes Marques como vice-presidente –, será agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo “Ministro Evandro Lins e Silva”, concedida pela Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta foi apresentada pelo deputado Ziza Carvalho, do MDB.
*A coluna Roda Viva é publicada originalmente no jornal O Dia