Portal O Dia

RODA VIVA | Rafael e Wellington atuarão para Lula escolher Nadir

Nadir Nogueira Lima, que obteve maioria dos votos na consulta à comunidade acadêmica na eleição para reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), espera uma reunião com o governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Ela quer selar o apoio dos dois petistas para o momento que a lista tríplice chegar no Palácio do Planalto para a escolha do presidente Lula. O apoio do governador e do ministro, no entanto, já está garantido. Questionado pela Roda Viva, Rafael disse nessa segunda-feira (20) que ficou feliz pelo resultado de Nadir, afirmou que a soberania popular deve ser respeitada e que irá defender seu nome. Wellington Dias, por sua vez, disse que Nadir é uma “pessoa do coração”e que sempre contou com seu apoio. Com os apoios de peso, Nadir deve ser a escolhida para comandar a UFPI. 

CRIADOR E CRIATURAS

Jailson Soares / O Dia
Rafael Fonteles, Wellington Dias e Regina Sousa

Rafael Fonteles, Wellington Dias e Regina Sousa representam três gerações distintas do Partido dos Trabalhadores. Cada um lidera um seguimento da sigla — dos mais radicais aos mais liberais. A harmonia entre os três estará sobre prova nas discussões da eleição 2026, quando os companheiros irão recorrer a eles para a construção das chapas de senador, deputado federal e deputado estadual.

Emenda

Os novos vereadores de Teresina que serão eleitos no pleito de outubro terão R$ 2,6 milhões em emendas parlamentares no primeiro ano da próxima legislatura. Juntos, os 29 parlamentares somarão R$ 77 milhões em emendas. Os valores constam na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) apresentada pelo Palácio na Cidade e que está em tramitação na Câmara Municipal. 

Por unanimidade

O Palácio de Karnak comemorou a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) que não reconheceu a legitimidade da Federação Nacional do Nordeste dos Urbanitários (FNU) e do Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionou a PPP da Agespisa. O relator, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, alegou que as entidades não têm prerrogativa para defender a autonomia dos municípios, mas apenas os interesses dos associados. 

MP de olho I

A Promotoria Eleitoral da 14ª Zona Eleitoral expediu recomendações para que agentes públicos e meios de comunicação dos municípios de Uruçuí, Antônio Almeida e Porto Alegre do Piauí se abstenham de praticar condutas vedadas nas eleições municipais de 2024. As recomendações abrangem todos os agentes públicos, como prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e demais agentes que se enquadrem nessa definição.

MP de olho II

Para a imprensa, a recomendação é que abstenha, durante sua programação normal ou em noticiários, de anunciar candidaturas e de fazer referências, elogios e agradecimentos pessoais que impliquem em tratamento privilegiado a possíveis futuros candidatos nas próximas eleições.