A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) devem realizar neste mês de fevereiro as seletivas regionais dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2024. O torneio classifica os alunos-atletas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares. A perspectiva de prazo foi dada pela secretária Josiene Campelo.
“Nesse primeiro encontro, apresentamos o projeto para a equipe da Seduc, já que esse é um evento construído em parceria. Podemos anotar alguns pontos a serem ajustados e daremos início ao processo de seletivas ainda em fevereiro com a etapa municipal dos jogos”, disse Josiene.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto detalhando metodologia, público-alvo e logística das competições. De acordo com o planejamento, os Jogos Escolares Piauienses terão início com seletivas por meio de torneios interclasses em escolas de 12 polos de ensino, nos 224 municípios do Piauí.
Estão previstas as etapas preparatórias com a execução dos Jogos Escolares Municipais do interior do estado, Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí, Jogos Escolares de Teresina, Olimpíadas das Escolas Particulares, Jogos dos Institutos Federais do Piauí e as etapas regionais dos Jogos das Escolares Piauienses (JEPIs).
Como funcionam os Jogos?
Os JEPIs são compostos de competições escolares classificatórias que são prerrogativas para a participação nas etapas estaduais e nacionais, com a participação de estudantes-atletas matriculados nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino, incluindo pessoas com deficiência.
Poderão participar dos JEPIs, os alunos na faixa etária de 12 a 14 e de 15 a 17 anos das escolas públicas e particulares. E no caso das paralimpíadas, poderão participar alunos na faixa etária de 11 a 17 anos, também de escolas públicas e particulares. Os Jogos Escolares Piauienses são realizados anualmente, proporcionando aos alunos das escolas piauienses oportunidade de vivenciarem o clima de competições esportivas.
Sobre os JEB's
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são um evento esportivo nacional que reúne estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com as secretarias estaduais de educação, os JEBs têm o objetivo de promover a prática esportiva entre os jovens, estimulando valores como cooperação, disciplina e espírito esportivo.
O evento abrange diversas modalidades esportivas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de competir em níveis municipal, estadual e nacional. Além da competição esportiva, os JEBs buscam fomentar a integração social e o intercâmbio cultural entre os participantes.
Os Jogos Escolares Brasileiros contribuem não apenas para o desenvolvimento físico e técnico dos jovens atletas, mas também para a promoção da educação, saúde e cidadania. A competição é um importante incentivo para a descoberta de talentos esportivos e para a formação de uma nova geração de cidadãos engajados e conscientes da importância do esporte em suas vidas.