Portal O Dia

Solenidade no Dia de Tiradentes marca a formatura de 136 novos oficiais na PMPI

A Polícia Militar do Piauí realizou, na manhã deste domingo (21), a solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes, no Quartel do Comando-Geral (QCG), zona Sul de Teresina. Com atos militares, a cerimônia contou com a homenagem a policiais por tempo de serviço e a conclusão da turma do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO).

De acordo com a Major Ana Lúcia, coordenadora do CHO, foram 136 formandos que se habilitaram a ingressar no oficialato da corporação. "Eles se qualificaram para serem promovidos a 2° tenente. Mas o diferencial dessa turma de CHO 2023/24, é que eles vão sair com a graduação de tecnólogo. Foi uma carga horária de 1600 horas, onde tem uma malha curricular diferenciada, bem mais extensa e eles adquiriram bem mais conhecimento do que nos CHO's anteriores", destaca.

ASCOM PMPI
Oficiais formados durante o curso da PMPI

Na solenidade, medalhas do Mérito Operacional Padrão “Coronel Prado” foram entregues aos policiais que tem se destacado no serviço operacional e para militares com 10, 20 e 30 anos de serviço prestados à instituição. Um dos agraciados foi o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, com 30 anos de Polícia Militar do Piauí.

“Entregamos medalhas operacionais, medalhas de tempo de serviço e por ocasião dessa data especial fizemos a formatura do CHO, em que os subtenentes se habilitam para ingresso no oficialato da PM. Estamos muito felizes. Tivemos a presença do nosso secretário de segurança, que nos honrou, nos parabenizou. Entregamos as medalhas de tempo de serviço e uma delas foi para mim, por 30 anos de serviço. O nosso governador nos condecorou e estou muito feliz, pessoalmente, com essa medalha”, afirma o coronel.

ASCOM PMPI
Oficiais formados durante o curso da PMPI

Diversas autoridades, entre militares e civis acompanharam a solenidade do Dia de Tiradentes. Dentre elas, o Secretário de Segurança, Chico Lucas, que dedicou a data a todos que fazem a segurança pública no Estado.

“A solenidade é para a gente sempre relembrar esse herói da pátria, o Tiradentes, que lutou pela nossa independência, pela nossa liberdade e que é patrono da Polícia Militar, Civil. Ao homenageá-lo, a gente homenageia todos esses homens e todas essas mulheres que fazem a segurança pública do Estado”, finaliza.