Portal O Dia

TCE-PI realiza simpósio nacional para debater qualidade na educação

A abertura do VI Simpósio Nacional de Educação (SINED) aconteceu na tarde desta terça-feira, (4), no auditório do Teatro Sesc Cajuína, e reuniu autoridades do setor, para debater a qualidade do ensino público e compartilhar novas estratégias de operação. O evento segue até quinta-feira, (6).

O VI Simpósio Nacional de Educação é uma idealização pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). A proposta é debater a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, buscando estabelecer uma agenda comum, que alinha às diretrizes do plano de educação e o desenvolvimento sustentável. 

Jailson Soares/ODIA
Autoridades debatem qualidade no ensino público

De acordo com Kennedy Barros, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), a evasão escolar, ampliação de escolas em tempo integral e a qualificação de professores, as demandas que necessitam de maior atenção. 

 “A única forma que se tem de desenvolvimento pleno de uma comunidade é via educação e um seminário dessa natureza vai trazer técnicos e políticas bem-sucedidas em todo o país, para serem debatidas e consequentemente serem copiadas. Aqui nós vamos mostrar as experiências bem-sucedidas no Piauí. Vamos, por outro lado, ouvir técnicos especializados com experiências bem-sucedidas nos seus estados e, nessa lógica, extrair o que tem de melhor para fazer a melhor política pública”, destacou. 

Para Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), o evento pretende fazer uma avaliação e discutir as políticas públicas de educação com agentes públicos e privados.

“Contamos com a presença de vários atores, que vê a educação de diversos ângulos no Brasil, tanto do ponto de vista do controle, que é o Tribunal de Contas, junto com o terceiro setor e com o governo que está fazendo a educação pública. O SINED faz a chamada para se fazer a política pública baseada em evidências, informação e em coisas que já foram testadas e verificadas, frutos de outras experiências”, ressaltou. 

Dentre os palestrantes está Fernando Abrúcio, professor da FGV de São Paulo, que falou sobre a governança colaborativa na educação.

“A resolução dos problemas da educação depende da articulação de vários atores e da articulação entre várias organizações e instituições. Não é possível resolver os principais problemas da educação, sem seguir uma lógica de trabalho coletivo. Trago o debate de maneira mais conceitual e como isso funciona no Brasil, em particular em relação ao federalismo, estados e municípios”, garantiu. 

Ampliação de escolas de tempo integral

O secretário estadual de educação, Washington Bandeira, fala que a educação no Piauí é o tema principal do VI Simpósio Nacional de Educação e que um dos maiores desafios é ampliar o número de escolas que atuam em tempo integral no estado. 

“O nosso foco é transformar todas as escolas em tempo integral. Com um currículo inovador, disciplinas inovadoras, focando na gestão da aprendizagem, na elevação dos índices de aprendizagem, fortalecendo o regime de colaboração com os municípios para promover a alfabetização na idade certa, reformando, modernizando todas as escolas. Enfim, tornando a escola mais atrativa para os nossos jovens”, reforçou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.