O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) realizou, nesta quarta-feira (11/12), a solenidade de posse de seus novos dirigentes para o biênio 2025/2026. O desembargador Téssio da Silva Tôrres assumiu a Presidência do TRT-22, e se tornou o mais jovem a assumir o cargo, com apenas 39 anos. A desembargadora Basiliça Alves da Silva tomou posse como vice-presidente e corregedora. Ambos foram eleitos no último mês de novembro, durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno.
Advogado atuante há cerca de 15 anos, especialmente na área trabalhista, foi presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí entre 2018 e 2021, membro do Tribunal de Ética e disciplina entre 2013 e 2017 é atual Secretário Adjunto Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT. Téssio Tôrres também é professor de Trabalho e Processo do Trabalho em cursos de pós-graduação.
Téssio é desembargador do TRT-22 desde julho de 2022, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional. Em seu discurso, o magistrado agradeceu aos colegas de tribunal, aos servidores, à família e aos amigos, destacando seus planos para o biênio. "Pretendemos avançar significativamente nos próximos dois anos. Com um tribunal de renome estabelecido, nosso foco será inovar através da tecnologia e inteligência artificial. Isso permitirá ampliar o acesso dos jurisdicionados ao Poder Judiciário Trabalhista", afirmou o novo presidente.
Nova vice-presidente e corregedora, Basiliça Alves da Silva assumiu como desembargadora em abril de 2023, promovida pelo critério de antiguidade. "É uma grande responsabilidade, mas sinto-me honrada em ocupar este cargo. Espero corresponder às expectativas, fazendo jus ao trabalho dos meus antecessores. Com 30 anos de experiência, acredito que isso me ajudará a desempenhar bem minhas novas funções", comentou Basiliça.
Além dos desembargadores do TRT-22, fizeram parte do dispositivo de honra da cerimônia: a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Natália e Silva Azevedo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins; o presidente da OAB - Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto; e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins e o governador Rafael Fonteles.
“Feliz de ver o nosso Tribunal Regional do Trabalho, que presta um serviço muito relevante à sociedade piauiense, garantindo os direitos trabalhistas, garantindo essa estabilidade na relação de trabalho aqui no estado, recebendo um novo presidente, o Desembargador Téssio, que tem uma experiência grande na advocacia, recentemente ingressou no Tribunal e agora já vai assumir a presidência. E tenho certeza que ele vai continuar esse belo trabalho no TRT junto com todo o corpo diretor que assume hoje junto com ele”, afirmou o governador.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.