Portal O Dia

Umidade do ar pode cair para 12% em 145 municípios piauienses neste domingo (15)

Não é de hoje que o Piauí vem sendo castigado pelos efeitos da falta de chuva. Mas essa queda no volume de precipitação traz uma consequência preocupante: o ar que se respira fica mais seco, o que pode ocasionar doenças e agravar o quadro de quem já convive com problemas respiratórios. Tendo entrado oficialmente há 15 dias no B-R-O-Bró (período mais quente do ano), o Piauí tem neste domingo (15) 145 municípios em alerta para umidade do ar baixa. Nestas cidades, a umidade do ar pode cair para até 12%, um nível considerado crítico pelas organizações de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a umidade do ar entre 12% e 20% como estado de alerta e orienta à população das regiões afetadas a evitar exercícios físicos e sair de casa entre as 10h e as 16h.

Assis Fernandes/ODIA
Umidade do ar pode cair para 12% em 145 municípios piauienses neste domingo (15)

O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu alerta de perigo para umidade baixa abrangendo as regiões Norte, Sudeste e Sudoeste do Piauí. São 145 cidades afetadas. O aviso aponta umidade do ar variando entre 12% e 20% nestes municípios e teve início às 10h deste domingo (15) com previsão de fim para as 20h.

Esta baixa umidade do ar pode acarretar, dentre outros, incêndios florestais e danos à saúde tais como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O Inmet recomenda ingestão de bastante líquido, não realizar atividades físicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificadores de ambiente e, em caso de emergência, contatar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Confira abaixo a lista de cidades piauienses onde a umidade do ar pode cair para 12%:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.