Portal O Dia

Águas de Teresina inaugura projeto "Mãos e Obras" para capacitação profissional em instalação hidráulica

A Águas de Teresina, em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Piauí), iniciou o projeto "Mãos e Obras", que tem como objetivo a capacitação profissional na área de Instalador Hidráulico, com foco em ligação intradomiciliar. A aula inaugural do projeto começou nesta quarta-feira (14). O projeto é parte das ações de expansão do esgotamento sanitário na capital piauiense, buscando elevar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Águas de Teresina inaugura projeto "Mãos e Obras" para capacitação profissional em instalação hidráulica - (Iris Sales/ O Dia) Iris Sales/ O Dia
Águas de Teresina inaugura projeto "Mãos e Obras" para capacitação profissional em instalação hidráulica

O projeto ocorre em um contexto de rápida expansão do esgotamento sanitário na capital, que viu sua cobertura passar de 19% para 59% desde a chegada da concessionária. O gerente de responsabilidade social da Águas de Teresina, Gabriel Barbosa, destacou a importância do projeto para atender à demanda crescente por profissionais qualificados.

 “Quando chegamos à cidade, a cobertura de esgotamento sanitário era de apenas 19%. Hoje, conseguimos elevar esse índice para 59%. Com o aumento das obras, surgiu a necessidade de profissionais capacitados para realizar as conexões intradomiciliares, e é exatamente para isso que o curso Mãos e Obras foi desenvolvido. Neste primeiro momento, 50 pessoas serão formadas pelo SENAI, com a perspectiva de novas turmas em breve”, explicou Gabriel Barbosa.

Águas de Teresina inaugura projeto "Mãos e Obras" para capacitação profissional em instalação hidráulica - (Iris Sales/ O Dia) Iris Sales/ O Dia
Águas de Teresina inaugura projeto "Mãos e Obras" para capacitação profissional em instalação hidráulica

O curso, que será ministrado no Centro de Formação Profissional Cândido Athayde - SENAI, localizado na zona Norte da cidade, é completamente gratuito e inclui ajuda de custo para o transporte dos alunos participantes. O diretor regional do SENAI, Roger Correio, ressaltou a parceria entre as instituições e o impacto positivo para a comunidade. "Essa parceria com a Águas de Teresina nos permite oferecer um curso que não só capacita os participantes, mas também os conecta diretamente às necessidades do mercado local. Nosso objetivo é que esses profissionais saiam daqui prontos para atuar e contribuir com a melhoria da infraestrutura sanitária da cidade", destacou Correio.

Iris Sales/ O Dia
Participantes do curso, Nélio Ferreira dos Santos

Nélio Ferreira dos Santos, um dos participantes do curso, vê no curso uma oportunidade de aprimorar suas habilidades. "Já tenho alguma experiência na indústria e acredito que esse curso será uma ótima chance de agregar mais conhecimentos ao meu currículo. Com a expansão do esgotamento sanitário, essa qualificação será muito útil para minha carreira", afirmou.

Iris Sales/ O Dia
Diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado

O projeto, que terá duração de três meses, contará, inicialmente, com 50 alunos. Segundo o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, ao final do curso, os participantes estarão aptos a prestar serviços de instalação hidráulica e após o serviço prestado, poderão trabalhar de forma autônoma. "Nosso objetivo é não apenas capacitar esses profissionais, mas também promover o empreendedorismo, para que eles possam oferecer seus serviços de forma autônoma", finalizou o diretor-presidente da Águas de Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.