Portal O Dia

Ampliação do aeroporto de Teresina é entregue com maior capacidade de aeronaves e voos

As obras de ampliação do Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, foram entregues para a população nesta segunda-feira (16) em solenidade contando com a presença de autoridades da aviação civil e lideranças políticas. A obra, que teve um investimento de R$ 166 milhões, é resultado de parceria público-privada entre o Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, e a empresa CCR Aeroportos, administradora do terminal.

Veja o vídeo no final da matéria!

Isabela Lopes/O Dia
Ampliação do aeroporto de Teresina é entregue com maior capacidade de aeronaves e voos

O espaço entregue vem com melhorias para dar mais conforto ao usuário. Entre estas melhorias está a ampliação do espaço de varejo no setor de variedade e alimentação, ampliação dos portões de embarque e desembarque e aumento da capacidade de recebimento de aeronaves no pátio, o que aumenta também a capacidade operacional do aeroporto.

Quem explica é o gerente de Tecnologia da CCR Aeroportos, Paulo Amarante. “Nós instalamos no aeroporto mais de 24 mil metros de cabeamento para conectar tecnologias de ponta à operação. São sistemas de monitoramento, novas câmeras, sistemas informativos para o passageiro, um novo sistema de sonorização, dentre tantos outros. Realizamos intervenções e melhorias significativas na posta de pouso e decolagem, áreas de segurança, mas o grande destaque é o nosso novo pátio com oito novas posições e esse conector com dois pontos de embarque que conecta o novo pátio ao nosso novo terminal de passageiros”.

Isabela Lopes/O Dia
Ampliação do aeroporto de Teresina é entregue com maior capacidade de aeronaves e voos

A Sala de Embarque também foi ampliada e agora está três vezes maior. Foram feitas também melhorias no sistema elétrico, no estacionamento e melhorias no sistema viário com a implantação de um novo sistema de monitoramento que vai apoiar na fiscalização de quem passa pela área.

Junto do aumento da capacidade do pátio, a obra de ampliação do aeroporto de Teresina contempla também investimentos nas taxiways (pistas de táxi dos aviões) e nas resas (áreas de segurança e de escape de fim de pista).

Isabela Lopes/O Dia
Ampliação do aeroporto de Teresina é entregue com maior capacidade de aeronaves e voos

Presente na solenidade, o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé França, destacou que a obra vai permitir que mais pessoas possam vir ao Piauí e, consigo, trazer investimento e contribuir para o investimento do Estado. “Tudo isso significa investimento nas pessoas, porque quando a gente fala em números, isso tudo é pensando nas pessoas que estão transitando aqui, que precisam desse aparelho para escoar sua produção, que precisar vir aqui para gerar emprego e renda para quem vive nesse Estado”, diz.

Para Tomé França, pensar a infraestrutura aeroportuária é pensar não só na qualidade dos equipamentos, mas nas pessoas que precisam desse negócio para gerar desenvolvimento social, econômico e riqueza, e dar oportunidade para quem vive e trabalha no Piauí.

Aeroporto deve passar dos 1 milhão de passageiros atendidos no final do ano, diz ministro

Quem também esteve presente na solenidade de entrega da ampliação do Aeroporto de Teresina foi o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que destacou as melhorias na estrutura do terminal, mas também frisou os impactos econômicos que a obra trará para o Estado. Para Silvio Filho, a nova estrutura reposiciona Teresina e o Estado como um todo no cenário econômico brasileiro.

“Vamos passar de mais de um milhão de passageiros até o fim do ano e esperamos um crescimento de 3% a 5% agora com ele pronto. Vamos trabalhar fortemente a partir daqui para o turismo de negócios e o turismo de lazer e fazer com que a economia local cresça e se desenvolva”, pontuou o ministro, destacando ainda o volume de investimentos feitos para que o aeroporto fosse entregue e a rapidez com que os trabalhos foram concluídos.

A ampliação do Aeroporto de Teresina tinha previsão de durar 418 dias, mas acabou sendo entregue em somente 12 meses. Foram usados 132 equipamentos pesados durante os trabalhos e a mão de obra empregada somou mil profissionais envolvidos direta e indiretamente na obra.

Isabela Lopes/O Dia
Ampliação do aeroporto de Teresina é entregue com maior capacidade de aeronaves e voos

Ingrid Mimoso, gerente do Aeroporto de Teresina, pontuou que o terminal da capital há muito tempo estava carente de melhorias e pontuou que a ampliação não é a única coisa que será entregue para a população no local. Outras melhorias, segundo ela, ainda estão por vir. “Hoje posso dizer que Teresina tem um aeroporto digno de uma capital, uma cidade que merecia e que precisava dessa infraestrutura. De um conforto e uma experiência melhor com o passageiro”, destacou ela, afirmando ainda que as obras aconteciam enquanto o aeroporto continuava funcionando em sua plena capacidade.

A CCR Aeroportos, que administra o aeroporto de Teresina, é responsável também pela gestão de mais 19 terminais no mundo, sendo que 17 deles ficam no Brasil. A empresa assumiu o comando do terminal da capital em março de 2022 após vencer o leilão realizado em outubro de 2021 pelo Ministério da Infraestrutura. Presente na solenidade de hoje (16), o presidente da empresa, Fábio Russo, disse que é uma realização entregar finalmente a obra e frisou a importância da PPP para que tudo pudesse ser feito.

“No Brasil, as parcerias público-privadas, as concessões de infraestrutura, são algo que veio para ficar e a gente mostra hoje que o investimento privado regulado com o setor público é uma ferramenta que tem sua força, capacidade de transformar vidas. O aeroporto hoje aqui cresceu para cima, fizemos todo o segundo andar e não perdemos nenhum voo sequer. Trabalhamos para fazer mais oferta de varejo, alimentação. Está grande e vai ficar ainda mais bonito”, finaliza Fábio.

Aeroporto cresceu mantendo a vantagem da sua localização

Um dos maiores impasses em relação ao Aeroporto de Teresina sempre foi sua localização, dentro do perímetro urbano da cidade. Ao contrário da maioria dos aeroportos pelo mundo, o terminal da capital piauiense fica situado em um bairro, cercado por casas e comércios. O imbróglio era no sentido de estudar se valeria à pena reformar a estrutura que se tinha ou transferir as operações para uma área mais afastada da cidade para, só então, ampliá-la.

Nos últimos dois anos, o Aeroporto de Teresina cresceu para cima. A ampliação foi feita sobretudo no segundo andar. E a maior vantagem é que o espaço manteve sua localização original, preservando uma de suas maiores qualidades: o reduzido tempo de deslocamento para quem precisa ir ao terminal. Quem pontuou isso foi o governador Rafael Fonteles, que também participou da entrega da obra.

Para ele, o resultado final demonstra que uma PPP pode gerar frutos. “Temos ainda um aeroporto dentro da cidade. O tempo de deslocamento continua sendo muito curto, mas agora temos uma estrutura mais moderna e confortável, que é aquilo que queríamos. Finalmente temos uma sala de embarque e desembarque de qualidade, e uma ponte de embarque, com ônibus pegando se tiver duas aeronaves ao mesmo tempo”, descreveu o governador.

Jorge Machado/O Dia
Governador Rafael Fonteles

O objetivo agora, segundo ele, é ampliar a quantidade de voos nacionais e, com essa infraestrutura, tentar trazer voos internacionais para Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.