Teresina é uma cidade pensada para ser uma capital, tendo sido, na verdade, a primeira capital totalmente planejada do Brasil. Apesar disso, a capital piauiense passou grande parte de sua história sem ter oficialmente aquilo que caracteriza os grandes centros urbanos: os bairros.
É que a cidade só veio ter de fato bairros oficialmente nomeados e reconhecidos pelo Muicípio em 1988, quando foi criada a primeira Lei de Bairros da história de Teresina. Atualizada de tempos em tempos, o texto do documento tenta seguir o crescimento do perímetro urbano, mas desde sua última alteração, em 2013, muita coisa já mudou no território teresinense. Bairros cresceram, vilas surgiram e muitos Parques. Parques com letra Maiúscula mesmo, porque são nomes de logradouros. Parque Jurema, Parque Vitória, Parque Universitário, só para citar alguns exemplos.
Mas o que muitos teresinenses não sabem é que muitos desses parques são, na verdade, vilas sem o oficial reconhecimento como bairro. E há bairros formados por inúmeros conjuntos habitacionais. Os nomes que batizam estes logradouros são os mais diversos e refletem muito da criatividade de quem vive na capital do Sol.
LEIA TAMBÉM
Teresina completa 172 anos nesta sexta (16), mas tem aspectos de sua história que são ainda desconhecidos por muita gente que vive aqui. Por exemplo: você sabe o que significa o nome do bairro onde mora?
O Portalodia.com traz os significados de alguns nomes de bairros de Teresina para mostrar um pouco do que é a essência do teresinense.
Bairros com nomes de expressões populares:
- Bela Vista: recebe este nome por causa do relevo alto em alguns pontos que permitia aos moradores terem “uma bela vista” da região.
- Ilhotas – recebe este nome por se localizar próximo às ilhotas de pedras fósseis do Rio Poti
- Itaperu – diz a cultura popular que no local onde o bairro cresceu foi construído um cruzeiro por um rezador para espantar a assombração de um peru que assustava os moradores todas as noites. O cruzeiro foi erguido sobre uma pedra que ficou conhecida como “pedra do peru”. Em tupi, “Itaperu”.
- Itararé – em Tupi significa “curso do rio através das rochas” e dava nome à fazenda de Pedro de Almeida Freitas, que existia na região.
- Macaúba – o local tinha grande concentração de árvores de macaúba.
- Matinha – o local teve sua vegetação cortada para abertura de uma estrada para o Matadouro. O espaço ficou conhecido como “Matinha” por conta da baixa arborização.
- Noivos – local onde os noivos de Teresina se reuniam para celebrar seus casamentos.
- Pedra Mole: os moradores que construíam suas casas ali usavam materiais de construção descartados por outros empreendimentos. As pedras que eles usavam eram chamadas de pedras moles.
- Piçarra – na área havia grande concentração de piçarra, usada no revestimento de pavimento de estradas.
- Piçarreira – no local havia uma jazia de piçarra, daí o nome.
- Por Enquanto – os moradores deram este nome em razão da proximidade com a passagem do Rio Poti, que às vezes permitia a passagem a pé e às vezes, não. “Por enquanto dá para passar, por enquanto, não”.
- Promorar – os moradores que erguiam suas casas naquele local diziam que os imóveis eram “Pra eu morar”.
- Santa Maria da Codipi: bairro criado no entorno do local onde seria construída a Companhia Distrito Industrial do Piauí.
- Três Andares – os moradores deram este nome por causa do relevo da região, com ladeiras divididas em três níveis ou três andares.
- Tabuleta – no local havia uma placa de madeira (tabuleta) indicando a entrada da cidade para quem vinha do Sul do Piauí e a sede do posto fiscal.
- Vale Quem Tem – derivação do nome da fazenda de Geovane Prado, conhecida como Vale Quem Tem Vergonha. A propriedade foi loteada quando o bairro foi criado.
- Vermelha – no local havia uma fazenda de solo formado por barro vermelho. Seu dono, Laurindo Veloso, a chamava de Quinta Vermelha. Com o povoamento, o nome Vermelha foi mantido.
- Vila Operária – a área foi ocupada por operários que trabalhavam na construção da estrada de ferro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.