Portal O Dia

Decisão de Bárbara favorece polarização entre Silvio Mendes e Fábio Novo

A decisão de Bárbara do Firmino em aderir à pré-campanha de Fábio Novo deu ao cenário eleitoral de 2024 uma definição antecipada do quadro de disputa. Há meses, esta coluna já trabalha com a hipótese de que serão três candidaturas competitivas na corrida pelo Palácio da Cidade, mas a decisão de Bárbara fortalece ainda mais Fábio Novo em um cenário em que Silvio Mendes já está consolidado como nome competitivo.

Ascom
Aliança foi anunciada em ato na Alepi.

Dessa forma, Dr. Pessoa precisa tirar da manga uma carta que o torne fortalecido, sob pena de ver seus adversários Silvio Mendes e Fábio Novo brigarem em um andar de cima. Até o momento, a gestão tem demonstrado melhorias em comparação aos dois primeiros anos do governo, mas ainda há muito o que avançar em gestão e articulação política para que a imagem do prefeito seja beneficiada e cresça politicamente.

Num primeiro momento, a adesão de Bárbara a Fábio Novo é mais simbólica e é preciso aguardar semanas para mensurar o impacto da adesão da deputada ao petista. O que Bárbara tem a oferecer ao petista é influência no eleitorado firminista, ainda forte em Teresina, mas para isso, é preciso um discurso aprimorado.

Jailson Soares/ O DIA
Ex-prefeito ainda mantêm silêncio sobre anúncio da ex-aliada.

Por outro lado, o grupo formado pela oposição PP/PSDB/PL e União Brasil, tem a certeza agora que é composto apenas por quem de fato ficará até o final com o time. Há meses que a relação de Bárbara com a cúpula do grupo não era das melhores, mas todos precisavam estar juntos. E havia um esforço de todas as partes para isso. Agora, tanto Bárbara quanto o grupo estão livres para tocarem suas estratégias com mais clareza.