Portal O Dia

Dia de Santo Antônio: entenda por que igrejas celebram o santo casamenteiro

Neste dia 13 de junho, o Brasil inteiro celebra o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. O padroeiro dos casamentos é buscado por milhares de fiéis que almejam encontrar seu par perfeito. Em Teresina, paróquias realizarão celebrações dedicadas a esse público.

Nascido em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195, Fernando, mais tarde canonizado como Santo Antônio, era de uma família bastante rica. Conta a história que sua mãe o havia consagrado a Nossa Senhora. Vivendo uma vida de piedade e devoção, ainda jovem, Santo Antônio se dedicou integralmente à vida religiosa com sua decisão de ir ao convento de Coimbra aos 19 anos. Como resultado de muita dedicação, o santo se tornou sacerdote após ingressar na ordem de Santo Agostinho e tempos depois se tornou seguidor de São Francisco de Assis.

Reprodução/Canção Nova
Dia de Santo Antônio: entenda por que igrejas celebram o santo casamenteiro

Fernando chegou a encontrar-se pessoalmente com São Francisco em Assis, na Itália. Nessa ocasião, o padroeiro dos casamentos recebeu o convite para permanecer no país e se tornar teólogo e pregador. Santo Antônio morreu aos 35 anos em 13 de junho de 1231 em Pádua e teve sua canonização considerada a mais rápida da história da igreja. Após 11 meses e 17 dias de sua morte, Fernando foi canonizado como Santo Antônio pelo papa Gregório 9º.

Apesar da breve vida, Santo Antônio teve uma trajetória marcada por milagres em volta dos casamentos, o que o tornou posteriormente conhecido como o “santo casamenteiro”. Segundo relatos registrados pela Igreja Católica, Santo Antônio auxiliava muitas mulheres que não tinham recursos para pagar o dote necessário para casar. O pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores, padre José Nery, relata o milagre que concedeu ao santo o título de padroeiro dos casamentos.

Santo Antônio era de fato um casamenteiro. Certa vez uma jovem queria casar e não tinha como pagar o dote, ele escreveu em um papel e pediu para que ela fosse ao comércio pedir para que dê o valor do dote que está aqui e mande ele colocar na balança. Quando ele colocou na balança o dinheiro, a balança ficou reta no preço justo do dote. Com isso, ela levou o dote e conseguiu se casar. Com isso se espalhou a fama de que ele seria um santo casamenteiro

José Nery Padre

Confira as celebrações do Dia de Santo Antônio em Teresina

Igreja Santo Antônio (Paróquia Nossa Senhora da Glória)

Encerramento do Festejo na comunidade Santo Antônio (Paróquia São Paulo)

Comunidade Santo Antônio (Paróquia São Pedro)


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.