Portal O Dia

Dia dos Finados: veja programação de missas em Teresina

O Dia dos Finados, comemorado neste sábado (2), é uma data significativa para muitos que desejam prestar homenagem aos entes queridos que partiram. Em Teresina, diversas paróquias programaram missas especiais para marcar a ocasião. A programação inclui missas em cemitérios e igrejas, com horários variados para atender aos devotos. Os fiéis são convidados a levar flores e acender velas em memória dos seus entes queridos.

(Veja programação completa ao final desta matéria).

Assis Fernandes / O DIA
Dia dos Finados é comemorado neste sábado (2)

A missa mais esperada acontece no Cemitério São José. Anualmente, o local recebe cerca de 18 mil pessoas. O administrador do cemitério, Gilson de Araújo Resende, enfatiza que a limpeza do espaço vem sendo feita desde o início da semana.

“Chegamos a receber, em média, 18 mil pessoas nesse dia. Muitas pessoas vêm visitar seus entes e também para as missas, que acontecem em quatro horários: às 7h, às 9h, às 15h e às 17h”, complementa Gilson de Araújo.

Visitantes antecipam ida ao cemitério

Muitas pessoas aproveitaram a véspera do Dia de Finados, 1º de novembro, para antecipar a ida aos cemitérios. Ieda Maria de Brito Ramos (81) foi ao Cemitério São Judas Tadeu, no São Cristóvão, zona Leste de Teresina, para visitar os túmulos do irmão, do esposo e da sogra. Devido à dificuldade de locomoção, ela optou por ir um dia antes.

“Como no dia 02 é muito movimentado, aproveitei para vir no dia 01, quando é permitida a entrada de veículos, para vir homenagear meus entes. Tenho dificuldade para me locomover, então venho de táxi e fico no carro olhando para o túmulo, faço uma oração e agradeço por tudo, especialmente pelo meu esposo, com quem fui casada mais de 50 anos. Ele era um homem muito bom, que praticava a caridade”, cita.

Assis Fernandes / O DIA
Visitantes aproveitaram a véspera do Dia de Finados para antecipar a ida aos cemitérios

Francisca Alexandra dos Santos (88) também aproveitou a véspera do feriado para visitar o túmulo dos pais, da irmã e do cunhado, que estão enterrados no Cemitério São Judas Tadeu. Ela conta que costumava visitar seus entes já falecidos no dia 02, data de Finados, mas, devido à intensa movimentação, optou por mudar a data.

“Ano passado não conseguimos nem estacionar, de tanta gente, então agora viemos mais cedo. Limpamos o túmulo, acendemos velas e fazemos nossas orações. Meu pai, Augusto da Costa, viveu até os 107 anos. Quem me dera viver até essa mesma idade também”, comenta.

Dia dos Finados em Teresina: confira locais e horários das celebrações

Zona Leste:

Zona Norte:

Zona Sudeste:

Zona Sul:

Zona Rural:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.