Portal O Dia

DNIT vai implantar barreiras de concreto no rebaixamento da João XXIII

Após ser inaugurada oficialmente no último dia 3 de setembro, o rebaixamento da Av. João XXIII sofrerá uma nova intervenção. É que o DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai colocar barreiras de concreto na Av. Dep. Paulo Ferraz até o rebaixamento para evitar que conversões à esquerda ou à direita - proibidas no trecho da via - sejam realizadas pelos condutores.

A colocação das barreiras deve ser colocada nos próximos 15 dias. Porém, segundo o DNIT, a intervenção não vai interditar a via. Com investimento de R$ 46 milhões, as obras foram executadas pelo próprio DNIT e geraram 150 empregos diretos ao longo de sua execução. A via visa melhorar a trafegabilidade, já que separa o tráfego da BR-343, por onde circula cerca de 30 mil veículos dia, do fluxo entre as zonas leste e sudeste de Teresina, por onde anda cerca de 22 mil veículos por dia.

A obra contém uma trincheira - trecho de avenida ou rua com escavação e tem paredes de concreto de ambos os lados que servem de contenção - com extensão de 420 metros, contendo duas pistas, sendo cada uma com 7,20 metros de largura, separadas por canteiro central e faixas de segurança com 0,50 m e acostamentos com 1,50 m. Na rótula, foram construídos dois viadutos com 20,60 m de extensão e 11,42 m de largura.

A obra do rebaixamento da Av. João XXIII é integrada ao Contorno Rodoviário de Teresina, o que inclui os viadutos do Mercado do Peixe e do Dirceu, a duplicação de um trecho da BR-343 entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti, no Conjunto Tancredo Neves.

A BR-343 é uma rodovia que liga o litoral ao sul do estado, começando em Luís Correia e finalizando em Bertolínia, passa por Teresina e proporciona o desenvolvimento do turismo, além de interligar o Piauí ao Ceará, no entroncamento com a BR-404.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.