O pré-candidato a prefeito de Teresina, Francinaldo Leão, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), afirmou que a população da capital que vive em áreas mais distantes da zona central da cidade está abandonada pelo Poder Público teresinense. As declarações foram concedidas nesta terça-feira (28) ao quadro GestãoTHE, exibido no O Dia News, da O Dia TV.
LEIA TAMBÉM
“O povo periférico está abandonado. Estamos abandonados no transporte público, na saúde, na creche que não tem para o filho, essa é a realidade de Teresina. A política que o prefeito traz hoje não é para o povo teresinense”, disse o pré-candidato.
Francinaldo Leão, que também é líder sindical, argumentou que uma das maiores dificuldades sentidas pela população periférica de Teresina tem principal relação com o sistema de saúde público, administrado pela Prefeitura de Teresina.
“Passamos hoje por grandes dificuldades na saúde de Teresina. Quem vive, quem é periférico, sabe que está tudo parado, começando pela UBS onde você precisar ir para lá meia-noite para amanhecer doente para conseguir uma consulta para um mês”, citou.
Uma das problemáticas da saúde apontada pelo pré-candidato é acerca dos casos e óbitos registrados na capital em decorrência de complicações ocasionadas pela dengue, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Sobre o assunto, Leão relata que são necessárias medidas que combate a arbovirose, começando pelo tratamento correto dos resíduos sólidos e lixões na cidade.
“A dengue começa pelo lixo que a gente vê pela cidade. Todo local que você anda vemos a multidão de lixo. Temos problemas, por exemplo, do Hospital da Pedra Mole, onde a todo momento se fecha, pois a prefeitura não quer investir em saúde. Temos um prefeito que é doutor e a cidade passa por esses problemas na saúde”, frisou Francinaldo Leão.
Periferia na pauta política no período eleitoral
O pré-candidato a prefeito fez críticas aos políticos que buscam sua viabilidade nas eleições com pautas voltadas para a população da periferia. Segundo ele, os moradores dessas regiões são colocados na pauta política apenas durante o período eleitoral.
“Essa realidade ela vem historicamente de muito tempo. Na política, geralmente, não se traz o povo periférico para conversar, apenas no tempo de política. Não se tem um contexto de conversação com esse povo sofrido. É preciso que todas as classes sejam chamadas para que seja feita uma Teresina para todos”, concluiu.
Clique aqui e assista à entrevista na íntegra
GestãoTHE
As eleições municipais deste ano acontecem somente em outubro, mas antes de exercer o direito ao voto, é preciso estar bem informado sobre o que planejam os candidatos para melhorar a vida da população. É pensando nisso que O Dia TV exibe entre os dias 27 de maio e 4 de julho, sempre às 14h no canal 9.1, o Gestão THE.
O Gestão THE é uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Teresina que será exibida diariamente e por uma semana dentro do O Dia News. Conduzido pelo apresentador Douglas Cordeiro e pelo time de jornalistas de Política do Sistema O Dia, o Gestão THE é o espaço onde os pré-candidatos discutirão os problemas da cidade e apresentarão suas soluções.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.