O prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (04), onde deu detalhes sobre a reunião que teve com o governador Rafael Fonteles. Durante o encontro, Silvio e Rafael abordaram as prioridades para a gestão da saúde municipal, que incluem o equilíbrio financeiro , e também a melhoria da oferta de serviços, como a atenção básica à saúde. O prefeito eleito e o chefe do executivo estadual abordaram ainda o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que atende pacientes da capital e do interior do Estado.
LEIA TAMBÉM
Silvio avaliou como positiva a reunião no Karnak. “Foi uma reunião boa, rica, com discussões desde a saúde animal – Teresina tem aproximadamente 150 mil cães e gatos – e depois a questão da gestão propriamente dita. Regulação de ofertas de serviços consultas, exames, internação hospitalar. É preciso que se cuide da atenção básica, da média e da alta complexidade”, disse o prefeito eleito.
Outro assunto em pauta foi o HUT, que encontra dificuldades de atendimento por conta da falta de medicamentos e da alta demanda. "O HUT, que é um devorador de recursos públicos e atende o Estado inteiro. Praticamente o atendimento de Teresina é meio a meio com o interior do Estado. Então, é necessário que a gente aponte soluções para atender melhor a população”, afirmou Silvio.
O encontro foi realizado no último sábado (2) no Salão Azul do Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo estadual. Além de Rafael Fonteles e Silvio Mendes, estavam presentes ainda o secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, bem como o futuro presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira. Outros representantes da saúde estadual também participaram do encontro.
Esse foi o segundo encontro entre Silvio Mendes e Rafael Fonteles desde o resultado das eleições de 2024. Em 22 de outubro, o governador e o prefeito eleito de Teresina se reuniram em um encontro de cortesia no Palácio de Karnak. Durante a reunião, ambos se comprometeram a superar divergências políticas e buscar parcerias administrativas para investimentos em áreas estratégicas de capital.
Saúde de Teresina está colapsada, avaliou futuro presidente da FMS
Na última semana, Charles da Silveira esteve na Câmara de Teresina, onde relatou que a saúde da capital está passando por sérias dificuldades. Entre um de seus objetivos quanto a ser o novo presidente da FMS, Silveira destacou que fará um plano integrado nos primeiros 100 dias da gestão de Silvio Mendes para reforçar a saúde pública da capital.
“A área da saúde na cidade de Teresina está colapsada. Nós estamos recebemos os dados, ainda não concluímos essa etapa, e nós estamos preparando um movimento para os primeiros 100 dias de gestão para que a gente possa suprir as necessidades dos hospitais, UBSs, HUT, a qualidade dos servidores da fundação e a gente possa voltar a ter uma instituição que tenha a capacidade de melhorar, atender dentro das necessidades, aqueles que precisam ter sua saúde atendida”, relatou Charles da Silveira
Silvio Mendes reafirmou nesta segunda que a situação financeira preocupa, mas que com gestão será possível contornar o problema. “Gestão pública não tem milagre, tem eficiência. É preciso primeiro valorizar os servidores, valorizar a gestão. Tem que ser cuidadosa a escolha desses gestores e que possam dar o melhor resultado. A questão financeira preocupa de forma muito forte. As notícias que a gente tem não são boas. E a gente precisa equacionar esse problema e buscar as soluções correspondentes”, complementou Silvio.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.