Os estudantes da rede pública estadual receberão um cheque-livro no valor de R$ 30 cada, para adquirirem livros durante a 24ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontece até o dia 14 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
Neste ano, serão distribuídos 10 mil cheques-livros, totalizando R$ 300 mil em investimentos. Pela primeira vez, os professores da rede estadual também serão contemplados pela iniciativa. Os cheques-livros são distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“O Salipi é um espaço de formação de leitores. Por isso, ampliamos o investimento em cheques-livros, que este ano vão beneficiar estudantes e também professores da rede estadual. Além disso, estamos trazendo nossos alunos para participar da programação e fortalecer o contato com a literatura e a cultura”, destacou Rodrigo Torres.
Ao longo da programação, a Seduc contará com um estande voltado à divulgação de ações desenvolvidas nas escolas da rede estadual. O espaço reunirá estudantes participantes dos clubes de leitura, que apresentarão produções e atividades realizadas nas unidades de ensino.
A rede estadual também estará presente na programação da Imersão Enem, realizada durante o Salipi. Cerca de 300 estudantes da 3ª série do Ensino Médio participarão das atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas ao longo da semana.
Considerado um dos principais eventos literários do Nordeste, o Salipi segue até o dia 14 de junho, reunindo escritores, educadores, pesquisadores, estudantes e leitores em uma programação voltada à promoção da leitura, da literatura e da produção cultural.