No Dia das Crianças, decidimos olhar para Teresina de uma forma diferente, com os olhos daqueles que a vivem com imaginação e pureza: as crianças. O que muitos adultos veem como rotina, os pequenos percebem como um mundo de possibilidades e alegrias. A resposta veio não apenas em palavras, mas em traços coloridos e criativos, revelando uma cidade cheia de vida, onde as lendas e os monumentos ganham vida.
LEIA TAMBÉM
Em uma atividade realizada na Legião da Boa Vontade (LBV), as crianças foram convidadas a desenhar como veem Teresina. Entre sorrisos tímidos e muita concentração no papel, os pequenos expressaram suas percepções da cidade. Aqui, apresentamos Teresina sob a ótica infantil, através de seus desenhos e breves falas que, mesmo simples, transmitem mensagens poderosas sobre a cidade em que vivem.
Enquanto para os adultos Teresina é marcada pelo trânsito, o calor e a correria do dia a dia, para as crianças o destaque são as áreas verdes, os monumentos e até as lendas da cidade. Nicolas, de 7 anos, desenhou o Cabeça de Cuia, uma lenda piauiense que ele considera muito importante. "Vi o Cabeça de Cuia quando fui para a casa da minha tia. Coloquei meu gatinho no desenho também. Acho que a lenda do Cabeça de Cuia é muito importante para Teresina", disse.
Além de lendas, grandes construções também ganharam espaço nos desenhos das crianças. Artur, de 11 anos, focou em um dos maiores símbolos de Teresina: a Ponte Estaiada. “Eu nunca fui lá, mas minha mãe me disse que a Ponte Estaiada é muito importante para nossa cidade. Ela é bem alta e, de lá, é possível ver toda a cidade”, contou Artur, expressando seu desejo de conhecer mais de perto esse cartão-postal.
Maria Júlia, de 7 anos, também se encantou pela Ponte Estaiada, mas com uma memória mais afetiva."Eu desenhei prédios e a ponte porque já passei várias vezes por lá e subi uma vez, mas era muito pequena, então não lembro muito bem. Mesmo assim, gostei muito desse passeio. Eu amo minha cidade e gosto de observar as casas e passear no shopping", compartilhou.
Para muitas crianças, os espaços de lazer de Teresina são os que mais despertam alegria e boas memórias. Paulo Rafael, de 10 anos, desenhou o shopping, um lugar que, para ele, representa diversão em família. "Eu gosto do shopping, por isso desenhei esse lugar, porque adoro passear lá. Tem muitas coisas para fazer, mas o que eu mais gosto é brincar nos brinquedos com meus irmãos e fazer compras", afirmou Paulo.
Mesmo com poucas palavras, eles revelaram uma cidade cheia de sonhos e esperanças. Para as crianças, Teresina deve ser um espaço divertido, com mais áreas de lazer, natureza, e lugares bonitos e acessíveis. Os desenhos refletem uma visão onde o folclore se mistura à modernidade. Elas desejam uma cidade em que o calor é amenizado pelas sombras das árvores e onde sempre há um lugar para brincar. Através dessa perspectiva, percebemos que as cidades também são feitas para os sonhos dos pequenos.
As aspirações das crianças por mais áreas verdes, menos carros e mais espaços para brincadeiras destacam um desejo universal: uma cidade onde todos possam viver melhor. Sob o olhar desses pequenos artistas, o futuro de Teresina se torna mais colorido, alegre e cheio de vida. Que possamos nos inspirar com os desenhos e as palavras sinceras dessas crianças, ajudando a construir uma cidade melhor para elas e para as futuras gerações.
Os desenhos das crianças nos mostram que a Teresina que elas veem vai além do que nossos olhos adultos podem perceber. Que possamos valorizar essas vozes, que nos convidam a imaginar e criar uma cidade mais alegre, onde os sonhos dos pequenos possam se realizar. Afinal, é através dessa visão infantil que conseguimos vislumbrar um futuro melhor para todos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.