Portal O Dia

Linha férrea do Metrô de Teresina será expandida; saiba os bairros contemplados

A linha férrea de Teresina passará por mudanças nos próximos meses e ganhará mais dois quilômetros de extensão. Ao PortalODia.com, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), José Augusto Nunes, afirmou que as obras têm previsão de início agora no segundo semestre de 2023.

Atualmente, a linha do Metrô de Teresina possui uma extensão de 13,5 km, com mais de 4.500 usuários que usufruem do serviço diariamente. De acordo com o gestor, com a ampliação, os moradores dos bairros Frei Damião, Colorado e adjacências serão beneficiados.

Arquivo/ODIA
Metrô de Teresina passará por extensão em linha férrea

“Vamos efetivar o contrato, de modo que até o final do mês de julho já queremos estar com essa Ordem de Serviço emitida para que se inicie rapidamente esse empreendimento. Essa obra vai sair da estação da Boa Esperança até o Frei Damião e Colorado, onde tem um campo de futebol, em direção ao Todos os Santos. São aproximadamente dois quilômetros de linha férrea”, disse.

Milhares de usuários, com destaque principal para os moradores da região Sudeste, utilizam do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para deslocamento ao Centro da cidade. Entre os benefícios para os usuários, está a economia de tempo, com diminuição em torno de 40 minutos no translado.

“O primeiro impacto é que você melhora a mobilidade das pessoas. Estudos apontam que as pessoas se locomovem dos bairros para o Centro. São pessoas que veem para tratar de assuntos aqui no Polo de Saúde, como para discutir, comprar, conversar no comércio e na cidade. Então vai melhorar o acesso dessas pessoas. Esses que saem de carro, de ônibus da zona Sudeste para o Centro é uma via cruz. E no VLT que chegará com essa melhoria em aproximadamente 40 minutos”, comentou.

Arquivo/ODIA
Metrô é utilizado por mais de 4.500 usuários diariamente

Ainda conforme o gestor, caso tudo ocorra como planejado, a assinatura do Ordem de Serviço (OS) está prevista até o final deste mês, com previsão de conclusão no prazo de um ano.

“Se não houver nenhum atraso administrativo e judicial, a previsão é de que, até o final do mês de julho, possa se instalar o canteiro de obra nesses bairros, o Colorado e Frei Damião, para dar início a obra. A previsão de conclusão é de doze meses a partir da ordem de serviço”, explicou.

Expansão para as outras zonas de Teresina

Ao O Dia, José Augusto Nunes relatou que a gestão pública estuda meios de ampliar a participação do metrô para outras zonas da cidade. Atualmente, o Metrô de Teresina tem participação apenas do Centro, trechos da zona Sul e região Sudeste da capital.

Arquivo/ODIA
Metrô de Teresina

Bilhetagem Eletrônica

Com recursos garantidos para a ampliação da linha, José Nunes ressaltou que está nos planos também a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica.

“Está em discussão. A ideia é chegar no final do ano com ela [Bilhetagem Eletrônica] implantada. Estamos discutindo. Isso é uma questão que envolve muita tecnologia, estamos ouvindo as operadoras similares à nossa no estado do Ceará, Alagoas, Paraíba para gente copiar esse mesmo sistema e implantar aqui na nossa linha”, afirmou.

Com edição de Nathalia Amaral.