Os dois principais grupos políticos que vão disputar a Prefeitura de Teresina já definiram quem serão os respectivos candidatos à vice. Pelo grupo da base do prefeito Rafael Fonteles, Paulo Márcio é o escolhido para ser vice de Fábio Novo. Além de personificar a presença de Themístocles Filho e do MDB na chapa, o médico se destaca pela trajetória profissional que agrega credibilidade na área da saúde, tema que será presente na campanha.
Já pelo grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira, Jeová Alencar é o escolhido para ser vice de Silvio Mendes. Neste caso, foi determinante em seu favor a capacidade de articulação política do deputado estadual, que também tem uma liderança inquestionável, principalmente na periferia da zona sul de Teresina. Alencar é visto como o nome certo para dialogar com vereadores, candidatos e lideranças e mostrar o vigor necessário e tão cobrado de uma chapa majoritária na campanha.
A cada maneira, os dois líderes, Paulo Marcio e Jeová Alencar possuem o perfil que sempre é o esperado para um vice: ter capacidade de somar em uma campanha, trazer um eleitorado diferente para o grupo e ter condições técnicas e políticas de impressionar positivamente a população numa campanha.
No entanto, as diferenças entre ambos são bem maiores. Paulo Márcio nunca disputou uma eleição. Tem uma capacidade de se articular politicamente, mas sua principal marca é voltada para a carreira profissional e a gestão do Hospital Universitário. Sua expertise na saúde deve ser mostrada como um grande diferencial devido a importância no tema na campanha. Historicamente, Teresina sempre foi um pólo de saúde para todo o estado, mas atualmente enfrenta problemas neste setor.
Já Jeová Alencar, tem como principal marca a capacidade de demonstrar força política e de costurar apoios junto a classe política. Foi isso que o elevou do patamar de vereador para presidente da Câmara de Teresina e para uma eleição segura e tranquila de deputado estadual. Sua comunicação direta com setores mais populares também faz diferença. E isso deve impactar positivamente a relação da chapa liderada por Silvio Mendes com os eleitores.
É aguardar para ver qual o vice, com seu perfil diferente, vai agregar mais às chapas na disputa pelo Palácio da Cidade.