Após a repercussão negativa da cobrança de uma taxa de R$ 19 para a realização de eventos e ensaios fotográficos nos parques públicos de Teresina, o prefeito Dr. Pessoa confirmou nesta manhã (25) a suspensão de qualquer cobrança para frequentadores dos parques da capital.
A medida, válida desde 2022, abrangia locais como o Parque da Cidadania, Encontro dos Rios, Matias Matos, Macaúba, Parque da Cidade e Parque das Crianças, todos administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Uma taxa de R$ 19 era exigida para eventos a partir de 10 pessoas. Para realizar um evento, os interessados deveriam realizar um aviso prévio à gestão do parque.
LEIA TAMBÉM
Por meio de nota a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina esclareceu a situação. “A Prefeitura de Teresina suspende toda e qualquer taxa nos parques Públicos da cidade. Contudo, para garantir a organização e a comodidade de todos os frequentadores, o município reforça que permanece de acordo com a regulamentação dos espaços, o prévio agendamento para eventos acima de 10 pessoas”, afirmou a assessoria em nota.
A solicitação e o agendamento pode ser feita presencialmente no setor de protocolo ou através do sistema eletrônico de informações (SEI) da Prefeitura Municipal de Teresina.
De acordo com a Secretaria, aos finais de semana, o Parque da Cidadania, por exemplo, recebe cerca de 5 mil pessoas. Em julho, mês das férias, a quantidade de visitantes aumenta. A medida que previa a cobrança das taxas já estava prevista no regimento interno dos parques da cidade desde 2022.