Portal O Dia

Reforma do Lar da Criança é entregue e ganha espaço de "brinquedopraça"

A reforma do Lar Maria João de Deus, localizada na Vila Operária, zona Norte de Teresina, foi entregue nesta sexta-feira (27) e teve investimento de quase R$ 7 milhões. O abrigo infantil passou por ampliação e melhorias, contando agora com uma "brinquedopraça" coberta de 540 m², com pista anti-impactante, biblioteca, sala de TV, auditório, todos com acessibilidade, pois no lar residem crianças com deficiência.

Atualmente, a casa acolhe 37 crianças, sendo algumas delas adultas com deficiências, que chegaram ao abrigo ainda crianças, mas não foram adotadas, e permaneceram no abrigo, já que não tinham nenhuma referência familiar. O Lar da Criança acolhe crianças de 0 a 11 anos incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, negligência e abandono, em caráter provisório e para adoção.

Assis Fernandes/ODIA
O Lar da Criança acolhe crianças de 0 a 11 anos incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social

Ampla reforma foi uma parceria entre as secretarias de Assistência Social (Sasc), de Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Seinfra) do Governo do Estado, como uma das ações propostas pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí. A Seinfra, responsável pela obra, realizou a mudança estrutural e construiu um novo bloco onde serão realizados os atendimentos necessários ao público que procura o espaço.

“Essa reforma vai beneficiar muito as crianças, devido à nova estrutura, com mobília, além de um espaço amplo que vai propiciar lazer e um maior desenvolvimento cognitivo. Foi uma estrutura toda pensada e preparada para as crianças”, comentou Emanuelle Marreiros, coordenadora do Lar da Criança Maria João de Deus.

A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, esteve presente na inauguração da reforma do abrigo e falou sobre a reforma e ampliação do Lar da Criança, destacando que essa foi a primeira ação da pasta e chamando atenção para o cuidado que essas crianças, que vivem em situação de vulnerabilidade, precisam ter.

“Esse é um dia muito importante e foi nossa primeira ação do Pacto pelas Crianças do Piauí São crianças que vivem em situação de vulnerabilidade em nosso estado, que por algum motivo tiveram que ser afastadas de suas famílias de origem, ficando sob tutela do estado. Foi uma ação articulada pelo Pacto, mas que contou com várias mãos, mostrando a união de esforços para conseguir atingir o nosso objetivo de entregar um lar seguro e reformado para abrigar essas crianças”, enfatiza a primeira-dama.

Assis Fernandes/ODIA
O governador do Estado, Rafael Fonteles, destacou que o poder público não tem medido esforços para oferecer às crianças acolhidas pelo abrigo condições dignas

O governador do Estado, Rafael Fonteles, destacou que o poder público não tem medido esforços para oferecer às crianças acolhidas pelo abrigo condições dignas. “O ideal é que as crianças tenham um lar e uma família para poder garantir o seu desenvolvimento integral pleno, mas, em algumas situações, a própria justiça determina que o Estado acolha essas crianças e, em alguns casos, elas são órfãos de pai e mãe. Então, estamos fazendo nosso papel enquanto Estado para garantir as melhores condições possíveis para amenizar essa falta da família, com boa educação, alimentação, cultura, esporte, lazer e de atenção às crianças com deficiência”, citou

As crianças abrigadas no Lar da Criança recebem seis refeições diárias, estudam em escolas públicas municipais e estaduais e recebem reforço e acompanhamento pedagógico na instituição. Todas que necessitam fazem acompanhamento fisioterapêutico e de fonoaudiologia, também na instituição. O acompanhamento médico é realizado na rede pública.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, enfatizou a satisfação em ver o lar sendo entregue às crianças e destacou a importância desse espaço para o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Assis Fernandes/ODIA
Atualmente, há 37 crianças sendo acolhidas no Lar da Criança

“Não podemos esquecer a história do Lar da Criança, que tem mais de 80 anos, criado por um grupo de amigos que se juntaram para fazer essa ação, até que não conseguiram mais manter e o Estado assumiu. Ao longo de todo esse tempo, ele passou por transformações, mas sempre foi um espaço muito bonito”, complementou.

Para tornar o ambiente ainda mais alegre e acolhedor, artistas piauienses se uniram à iniciativa, doando obras e pintando as dependências do abrigo, por meio do Projeto Arte no Lar, que tem curadoria de Kalina Rameiro e Eduardo Avelino. A criatividade e o talento dos artistas locais transformam o espaço em um lugar ainda mais especial para as crianças.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.