O pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), disse que está apreensivo quanto a crise na saúde pública da capital. Apesar das dificuldades sentidas pelo prefeitura quanto a execução dos serviços na cidade, Mendes defende que o Poder Público continue com a administração do setor e descartou a hipótese de participação da iniciativa privada no gerenciamento do segmento público. As declarações foram dadas no quadro GestãoTHE, exibido no O Dia News, da O Dia TV.
Para o médico e ex-prefeito de Teresina, o modelo de administração da saúde por meio da iniciativa privada, proposto pelo Governo do Estado, não deve ser implantando na capital. O modelo de gestão, segundo ele, precariza o setor, especialmente com relação à força de trabalho.
O pré-candidato relatou que os investimentos em saúde pública devem ser realizados para o bem da população, e que dessa forma a responsabilidade no setor não pode ser repassado para terceiros.
“Os economistas, os que se acham donos do dinheiro, têm dificuldade de entender que a saúde é muito cara, mas se não há investimentos para ter retorno financeiro, ele é despesa absolutamente legal, obrigatório e intransferível. É preciso respeitar o trabalhador, seja ele quem for, então privatização jamais”, argumentou.
Teresina como polo de saúde no Piauí
Teresina hoje é tida como referência em saúde para várias cidades do Piauí e outras regiões do Nordeste. Sobre o assunto, Sílvio Mendes relatou que o fato se dá pela “ineficiência” no segmento no interior do estado.
“Nós criamos uma estrutura maior que a necessidade da população, porque Teresina é a cidade proporcionalmente mais invadida por pacientes. Era antes Maranhão, Pará, Amapá, mas hoje é principalmente do interior do Piauí. Isso porque (a saúde do interior) não funciona”, cita.
Na ocasião, o pré-candidato relatou que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi criado para suprir a alta demanda de pacientes vindo de outras regiões do Piauí. Além disso, ele destacou o local precisa de uma maior atenção do Poder Público Estadual.
“Fomos obrigados a fazer o HUT, porque não deveria ter sido a prefeitura, e lá temos um déficit mensal em torno de R$ 10 milhões e não tem a ajuda do Estado. Então, acho que isso não é correto. Se atende todo o interior do Piauí porque não o Estado ajudar nesse financiamento e aliviar essas dificuldades da prefeitura?”, concluiu.
Clique aqui e assista à entrevista na íntegra
GestãoTHE
As eleições municipais deste ano acontecem somente em outubro, mas antes de exercer o direito ao voto, é preciso estar bem informado sobre o que planejam os candidatos para melhorar a vida da população. É pensando nisso que O Dia TV exibe entre os dias 27 de maio e 4 de julho, sempre às 14h no canal 9.1, o Gestão THE.
O Gestão THE é uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Teresina que será exibida diariamente e por uma semana dentro do O Dia News. Conduzido pelo apresentador Douglas Cordeiro e pelo time de jornalistas de Política do Sistema O Dia, o Gestão THE é o espaço onde os pré-candidatos discutirão os problemas da cidade e apresentarão suas soluções.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.