Uma nova onda de calor atinge o Brasil a partir desta quinta-feira, dia 14. Segundo o Climatempo, dentre todas as capitais do Nordeste, apenas Teresina deverá ser afetada com o aumento considerável da temperatura, que deverá ficar acima da média: de 3 a 5°C mais quente.
LEIA TAMBÉM
Ainda conforme o órgão, apenas a região mais ao Norte do Piauí não deverá ser afetada pela onda de calor. No extremo Sul piauiense a mudança climática deverá superar a média de 5° C esperado para o mês. A previsão é que o calor diminua mais um pouco apenas a partir do dia 20 de dezembro.
A onda de calor é constituída de uma massa de ar seca e quente que pode permanecer por dias ou até mesmo semanas em determinadas regiões. Essa é a quinta onda de calor registada no país, sendo já registrada a ocorrência do fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.
Em razão do fenômeno, o Minstério da Saúde fez alguns alertar sobre medidas importantes, principalmente no que diz respeito a hidratação. De acordo com a pasta, a ingestão de água é fundamental porque o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é essencial. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser espalhado por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
Governo informa de lista de locais que poderão ser mais afetados
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH), emitiu um alerta nesta terça-feira (12) sobre as cidades piauienses em grau de severidade de perigo. O alerta inicia nesta quinta-feira (14) e tem previsão de fim no domingo (17).
Confira a lista de cidades:
Baixa Grande do Ribeiro;
Barreiras do Piauí;
Bom Jesus;
Corrente;
Cristalândia do Piauí;
Curimatá;
Currais;
Gilbués;
Júlio Borges;
Monte Alegre do Piauí;
Morro Cabeça no Tempo;
Parnaguá;
Redenção do Gurguéia;
Riacho Frio;
Santa Filomena;
São Gonçalo do Gurguéia;
Sebastião Barros.