Portal O Dia

UPA do Satélite tem atendimento suspenso após infiltrações durante chuvas em Teresina

Os atendimentos de urgência na UPA do Satélite estão suspensos temporariamente na capital após os estragos provocados pela ventania e pela forte chuva registrada na noite desta terça-feira (26). Vídeos gravados por populares e divulgados nas redes sociais mostram várias infiltrações nos corredores durante a chuva e com alguns pontos com poças de água.

Reprodução/Instagram
Imagens mostram infiltrações no teto da unidade de saúde.

Foi registrada ainda falta de energia na ala de recebimento dos pacientes. O fechamento do setor de acolhimento é uma medida preventiva e os serviços de reparos devem ser executados nesta semana. A FMS divulgou nota informando a suspensão temporária. Os usuários, segundo o órgão, devem se dirigir para outras unidades de saúde da capital.

No acumulado das últimas 24h, Teresina registrou 22,2mm de precipitações pluviométricas sendo o quarto maior índice registrado no Estado. Segundo Werton Costa esta situação climatológica deve durar pouco tempo.

Na verdade é uma situação episódica. Nós estamos é sob a atuação de um vorte ciclônico de altos níveis. Quando ele passa, tende a provocar essa concentração de descargas (elétricas), vendaval e granizo. Mas, ele já está saindo de cena. Ele ainda vai atuar por mais 24 horas e aí ele diminui seus efeitos. Mas nós teremos temporais intensos em janeiro, por causa da entrada de um novo sistema que é a zona de convergência do Atlântico Sul.


Werton CostaClimatologista
Assis Fernandes / O DIA
Werton Costa, climatologista

Confira a nota da FMS:

A Fundação Municipal de Saúde comunica que estão suspensos, temporariamente,os atendimentos de urgência na UPA do Satélite, em virtude dos estragos provocados pela ventania e a forte chuva de hoje à noite( 26).

Os usuários devem procurar as outras UPAs da cidade e as urgências municipais. A unidade de saúde ficou sem energia na ala de recebimento dos pacientes, que já foi restabelecida, e também sofreu alagamento.

Imediatamente a direção da UPA acionou a gerência de engenharia da FMS para avaliar os estragos e tomar as providências. O setor de regulação também foi acionado e pacientes foram transferidos para outras áreas da UPA.

O fechamento da ala de acolhimento é uma medida preventiva e os serviços de reparos serão executados imediatamente.

Confira o vídeo: