Fintechs são empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia, com potencial para criar modelos de negócios. Além de nos livrar das burocracias dos bancos tradicionais, os bancos digitais são excelentes alternativas para ter acesso a cartões de crédito sem anuidade e a inúmeros serviços de forma gratuita.
O Nubank foi uma das primeiras opções que realmente chamou a atenção dos brasileiros para este nicho. Contudo, ainda que muitas pessoas não saibam, já existem outras opções que podem ser mais interessantes, principalmente para quem está em busca de mais benefícios. Se você ainda tem dúvida sobre conta digital em relação à conta tradicional, saiba que as duas oferecem os mesmos serviços, com a diferença que a digital tem isenção de diversas tarifas e taxas.
Eu peguei lá do portal TechTudo, os 10 principais bancos digitais do Brasil para você conhecer vantagens e desvantagens e decidir qual poderá te atender melhor:
1. Nubank
2. Banco Inter
3. C6 Bank
4. Banco Next
5. Iti Itaú
6. BTG Pactual Digital
7. Mercado Pago
8. PagBank
9. PicPay
10. Neon
Para não tornar uma leitura chata e longa, irei resumir os 3 primeiros bancos e deixarei disponível o link do portal TechTudo para que você possa analisar os demais bancos. Vamos lá?
- Nubank
O roxinho é considerado por muitos o melhor banco digital para quem busca serviços básicos e gratuitos. Segundo o Banco Central, a instituição superou os 100 milhões de clientes. Apesar de ter alcançado a sua fama graças ao seu cartão de crédito Mastercard, atualmente ela se firmou como uma ótima opção de conta digital, oferecendo diversos serviços gratuitos aos seus correntistas.
Porém, se você busca por benefícios como acumular pontos, nós sugerimos que você busque por outras opções que estão disponíveis no mercado. A instituição financeira oferece diversos recursos como conta digital com rendimento maior que a poupança, seguros, empréstimos e permite transferências via Pix ou TED de forma ilimitada e gratuita para qualquer outro banco.
A fintech, além de ter cartão de crédito sem anuidade, apresenta também o Nubank Ultravioleta aos correntistas. O recurso disponibiliza um cartão Mastercard Black para usuários que se qualifiquem ao benefício. Além disso, o Nubank lançou recentemente o Cartão PJ, específico para clientes que são microempreendedores individuais.
Entretanto, apesar das diversas vantagens, diferente de outros bancos, o Nubank cobra uma taxa fixa de R$6,50 para realizar saques, que é repassada para os clientes para arcar com os custos da estrutura dos bancos parceiros. Outro ponto negativo é que a conta digital com rendimento não tem liquidez diária, ou seja, o dinheiro deve ficar parado até completar o mês para render. Diferente do Banco Inter, que veremos a seguir.
- Banco Inter
O Banco Inter se tornou um Super App financeiro com diversos serviços como: seguros, investimentos em renda fixa e variável, Inter Pass e e-commerce. E vai além, o banco digital possui cartões de crédito e débito com bandeira Mastercard nas versões Gold, Platinum, Black e Win que oferecem anuidade grátis, garantia estendida e benefícios como o Inter Loop, programa que acumula pontos ao realizar compras com os cartões. Os pontos acumulados podem ser usados para trocar por cashback e por milhas.
Clientes da conta digital do Inter não precisam pagar taxas de transferência como Pix e TEDs, além de agendamentos. O banco Inter também possui Conta PJ para empreendedores que oferece benefícios como área de investimentos exclusiva, limite extra na sua conta com cheque especial e crédito empresarial personalizado. Também há opção de guardar seu dinheiro com rendimento diário e você pode resgatá-lo a qualquer momento.
Uma dica para quem quer abrir uma conta bancária para o seu filho menor de idade, no Banco Inter é possível. Uma ótima opção para desde cedo guardar dinheiro e iniciar os investimentos dos pequenos, dando a eles uma maior tranquilidade no futuro.
- C6 Bank
O C6 Bank conta com mais de 30 milhões de clientes e possui tudo o que um banco tradicional oferece além de ser totalmente personalizado com a sua identidade. Entre os serviços oferecidos, a instituição conta com empréstimo pessoal e cartão de crédito gratuito sem anuidade (sujeito à análise).
Apesar dos serviços gratuitos, o C6 Bank passou por uma reformulação recente onde a mesma oferece dois tipos de contas: corrente e de pagamento. No banco digital, não é necessário pagar taxas para fazer transferências TED e Pix, porém, há um número limitado de saques que podem ser feitos por cada usuário.
O C6 ainda oferece uma Conta Global, uma plataforma de investimentos nacional e mundial e um programa de vantagens chamado Átomos, que acumula pontos que não expiram e podem ser trocados por cashback.
__________________________________
E aí, meus caros, já possuem alguma conta em bancos digitais? Ficou alguma dúvida ou tem uma ideia de tema para tratarmos aqui? Envia um e-mail para [email protected], será um prazer trocarmos essa ideia. Valeu, turma. Nos vemos na próxima Terça. FUI!