Festival realizado pelo Teresina Shopping é um dos eventos mais aguardados pelo teresinense e por quem visita a capital do Piauí, e este ano terá como temática a Rota das Emoções que envolve os litorais do Maranhão, Piauí e Ceará... Aonde você vai vivenciar a cultura, a gastronomia e a música dessa rota que é um dos cobiçados destinos turísticos do nosso país.
Este ano, o Praia de Verão do Teresina Shopping começará mais cedo: 1º de junho. Antes, começava em julho. A ROTA DAS EMOÇÕES será a temática deste ano de 2024. Música, gastronomia, entretenimento, esportes, e encontros, tudo gratuito para os visitantes do evento que é realizado pelo Teresina Shopping com muito esmero. Vale registrar que o shopping oferece total segurança aos participantes.
A Faculdade Cesvale hoje (21 de maio 2024) fez entrega de donativos destinados do Rio Grande do Sul na OAB Piauí... A faculdade uniu-se num esforço de solidariedade e generosidade que envolveu estudantes, professores, funcionários, amigos da instituição, e até público externo que contribuíram com doações que, com certeza, farão diferença na vida dos que perderam tudo devido à grande enchente que causou muita destruição no estado gaúcho. Parabéns aos diretores da Cesvale, professor Aírton e Leonardo Soares pela iniciativa. Na foto, a professora Jesus Santana - Coordenadora de Ações Sociais da instituição - que esteve à frente das arrecadações. Aplausos!
Diploma
Os diplomas dos formandos das faculdades particulares do Piauí são homologados pela Universidade Federal do Piauí. Há nas universidades federais de cada estado, o setor "Unidade de Diplomas", este setor é responsável pela emissão e registro dos diplomas dos cursos de graduação da universidade federal, e registro dos diplomas das faculdades particulares e pela revalidação de diplomas estrangeiros. Até aqui, a inforamação. Porém, o que está acontecendo é que a Universidade Federal doPiauí está de greve desde fevereiro e este serviço de homologação (registro) dos diplomas está parado por causa dessa greve, e isto tem prejudicado centenas de alunos que necessitam do diploma. Muitos desses alunos precisam do diploma para efeito de aprovação em concursos, ou seja, os alunos estão sendo prejudicados.
Muitos vivas parao médico Luís Carlos Filho que aniversariou neste 22 de maio. Ele que é referência em cirurgia do aparelho digestivo aqui em Teresina. Parabéns, sucesso, e muitos aplausos!
A beleza das casas nas ilhas do Rio Guaíba em Porto Alegre
Eu já estive 60 vezes no Rio Grande do Sul, e estava de bilhete nas mãos para ir pela 61ª vez, passagem marcada par 7 de maio, Não deu para ir devido à tragédia na terra que tanto amo. Passagem remarcada. Pois bem... Quase todas as vezes que vou a Porto Alegre eu faço o passeio de barco pelas ilhas do Guaíba, passeio que amo pela imensidão das águas e beleza encantadora, tando da natureza ali presente como pelas casas cinematográficas ali nas ilhas. São várias ilhas, sendo que as que posseum maior número de habitantes são: Ilha da Pintada (a mais habitada com 4 mil moradores), Ilhas Grande dos Marinheiros, Ilha das Flores, e Ilha do Pavão, dentre outras. Mais de trinta.... Mostro para você fotos dessas lindas casas que fotografei em um desses passeios que fiz... Infelizemtene, essas casas foram devastadas pela recente enchente avassaladora do nosso imenso e lindo Guaíba... Minha passagem está marcada para meados de julho, se tudo der certo, farei de novo o passeio de barco, fotografarei e mostrarei para você como ficaram estas casas cinematográficas. Desejo do funbdo do coração que todas elas sejam recuperadas... Eis as lindas casas:
Estas ilhas pertencem ao município de Porto Alegre.
Conferência Estadual de Advocacia
A Conferência será encerrada com show do sambista Diogo Nogueira nesta sexta-feira, 24 de maio, no Teresina Hall.... CADA advogado terá direiro a dois ingressos mediante dois quilos de alimentos não perecíveis... PARA venda, o ingresso custa 80 reais.
Festival da Cajuína 2024
Festival da Cajuína 2024 tem shows, cursos e palestras gratuitas em sua programação
Evento inicia dia 6 de junho e reunirá produtores, especialistas e entusiastas da cajuína
Teresina será palco de mais uma edição do Festival da Cajuína, que esse ano acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho. Esse evento imperdível promete reunir produtores, especialistas e entusiastas da cajuína, oferecendo uma programação rica em cultura, conhecimento e gastronomia no Riverside Shopping. A programação está repleta de shows, oficinas, palestras e muito mais, além da feira com uma variedade de produtos.
A grande novidade desta edição fica por conta do Fórum Nacional da Cajuína, iniciativa que contará com a presença dos principais agentes da salvaguarda da cajuína, para discutir o Plano de Salvaguarda dessa bebida registrada como patrimônio cultural do Brasil. Além disso, será realizada a entrega da Medalha do Mérito, honraria concedida a personalidades que se destacaram por suas contribuições significativas para o desenvolvimento e valorização da cajuína no estado. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí.
Lenildo Lima, presidente da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (CAJUESPI) e idealizador do evento, destaca a importância do festival: "Será um evento muito rico! Vai ter bastante informação. É totalmente gratuito para as pessoas aproveitarem o Festival da Cajuína 2024."
Jorginho Medeiros, um dos organizadores do Festival, também ressalta a celebração e motivação especial para a edição desse ano. “A cajuína comemora, em 2024, dez anos como patrimônio cultural brasileiro e esse é o principal motivo da nossa comemoração. Venha participar desse evento e celebrar conosco!", convida o produtor.
Confira a programação completa do Festival:
Dia 06 de Junho - Quinta-feira
- 10:00 - Abertura do Festival e Feira na Praça Central de Eventos
- 13:00 - DJ Yann
- 19:00 - Show com Gonzaga Lu
Oficinas de Culinária – Estande Cajuespi
- 11:00 - Salgados com Caju – Chef Verônica Lima
- 12:00 - Doces com Caju – Chef Verônica Lima
- 16:00 - Comida com Caju – Marlucia Lima
- 17:00 - Drinks com Cajuína – Bar in the Box
Auditório CESVALE – Palestras
Manhã
- 10:30 - Sistema de Produção do Caju com Irrigação – Francisco José de Seixas Santos (Embrapa Meio Norte - PI)
- 11:00 - Oídio no Caju – Cândido Athayde Sobrinho (Embrapa Meio Norte - PI)
- 11:30 - Avanços Tecnológicos para a Agroindústria da Cajuína – André de Souza Dutra (Embrapa Agroindústria de Alimentos RJ) e Francisco Fábio de Assis Paiva (Embrapa Agroindústria Tropical - CE)
Tarde
- 15:00 - Adubação Foliar e Manejo de Solo – Patrícia Siqueira (Agrônoma RGN)
- 15:45 - Desafios, Tecnologias e Manejo do Caju – Najara de Melo (Agrônoma RGN)
- 18:00 - Abertura Oficial e Entrega da Medalha do Mérito Cajuína
Dia 07 de Junho - Sexta-feira
- 10:00 - Abertura do Festival e Feira na Praça Central de Eventos
- 13:00 - DJ M NL
- 19:00 - Banda Manga de Fiapo Chorinho Regional
Oficinas de Culinária – Estande Cajuespi
- 11:00 - Salgados com Caju – Chef Verônica Lima
- 12:00 - Doces com Caju – Chef Verônica Lima
- 16:00 - Comida com Caju – Marlucia Lima
- 17:00 - Drinks com Caju – Nanda Drinks
Auditório CESVALE
Manhã
- 10:00 - Abertura do Fórum da Cajuína: Participação das Instituições em Prol de uma Gestão Compartilhada da Salvaguarda da Cajuína
- 11:00 - Palestra: O Processo de Registro da Cajuína como Patrimônio Cultural do Brasil e a Revalidação do Título 10 Anos Depois – Profa. Dra. May Waddington Telles Ribeiro (Universidade Federal do Sul da Bahia) e Dra. Patrícia Alcântara (Historiadora da Superintendência do IPHAN no Piauí)
Tarde
- 15:00 - Início do Processo de Elaboração do Plano de Salvaguarda da Cajuína do Piauí: Constituição da Equipe de Trabalho e Diagnóstico de Políticas Públicas e Contexto de Produção
- 18:00 - Encerramento
Dia 08 de Junho - Sábado
- 10:00 - Abertura do Festival e Feira na Praça Central de Eventos
Palco Riverside – Palestras
- 10:00 - Padrão de Qualidade da Cajuína – Luiz Eduardo Rodrigues (SENAR)
- 10:30 - Exigências para a Regularização da Cajuína – Luiz Eduardo Rodrigues (SENAR)
- 11:00 - Desafios na Industrialização da Cajuína no Piauí: Casos de Sucesso – Luiz Eduardo Rodrigues (SENAR)
- 12:00 - Música com Fabiano Helen
- 15:00 - Melhoramento Genético do Cajueiro – Gustavo Alves Pereira (UFPI)
Oficinas de Culinária – Estande Cajuespi
- 11:00 - Industrialização da Castanha do Caju – Lenildo Lima
- 11:30 - O Caju na Gastronomia – Chef Larissa Batista
- 16:00 - Salgados com Caju – Maricelia Silva
- 17:00 - Doces com Caju – Maricelia Silva
Show de Encerramento
- Banda Curto Circuito – Uruçuí/PI
O Piauí é o segundo maior produtor de caju do Brasil. O primeiro é o estado do Ceará e em terceiro, o Rio Grande do Norte.