Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parnaíba

Criança com anomalia rara conhece a magia do Natal pela primeira vez em Parnaíba

Desde o nascimento, Laila está internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) pelo fato de ter nascido com anóxia neonatal.

16/12/2023 às 16h15

Com direito a vestido vermelho e a gorro de “Papai Noel”. Foi assim que a pequena Laila Vitória Silva, de apenas 6 anos, conheceu de perto a magia do Natal pela primeira vez. O fato foi registrado nesta semana em Parnaíba, distante a 343 km de Teresina, e reuniu diversas pessoas, que acompanharam o feito inédito.

Desde o nascimento, Laila está internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), pelo fato de ter nascido com anóxia neonatal. Em razão do quadro delicado em que se encontra, impossibilitando a criança de se ausentar do hospital, uma força tarefa foi montada pelos profissionais médicos para que ela pudesse observar de perto o famoso período natalino. Confira o registro no final da matéria.

Laila Vitória ao lado da equipe médica - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Laila Vitória ao lado da equipe médica

Laila precisou de muitas mãos amigas para que pudesse alcançar o feito. De ambulância, ela foi auxiliada até a praça da Terra Santa, no Centro de Parnaíba. O local conta com várias representações do Cristianismo, como esculturas da Santa Ceia, o famoso presépio, que reproduz o nascimento de Jesus Cristo, e a estátua do Cristo Redentor de 30 metros de altura, principal ponto da praça.

A mãe, Lidiane Maria, acompanhou de perto toda a empreitada. Emocionada, ela agradeceu toda a ajuda prestada pela equipe médica para que a ação fosse possível.

Laila acompanhada de seus familiares - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Laila acompanhada de seus familiares

Infelizmente, Laila Vitória ainda não pode ter alta hospitalar. A família se despediu da pequena e informou que mantém acessa a esperança de um novo reencontro. A equipe destacou que ato irá inspirar o hospital para que a ação possa trazer outras futuras iniciativas.

Veja o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Anóxia Neonatal

Também chamada de asfixia perinatal, a anóxia neonatal é a falta de oxigenação e de perfusão adequada nos tecidos durante o periparto, ao nascimento e nos primeiros minutos de vida.

As sequelas de uma anóxia neonatal dependerão da gravidade do quadro, da duração da hipóxia e da maturidade cerebral (se ocorreu em um recém-nascido a termo ou pré-termo). Sendo assim, a criança pode ter paralisia cerebral, retardo mental, déficit de aprendizado ou desenvolver epilepsia.