Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Roda Viva

por Otávio Neto

Show do Dia do Trabalhador gera impasse jurídico no interior do Piauí

Três decisões judiciais foram necessárias até a confirmação de uma show em praça pública que vai custar R$ 150 mil aos cofres públicos

01/05/2024 às 14h19

Foram necessárias três decisões judiciais para garantir a realização da Festa do Trabalhador do município de Boqueirão do Piauí nesta quarta-feira, 1º de maio. O impasse começou na semana passada quando o Ministério Público do Estado do Piauí pediu a suspensão do show da banda de forró Limão com Mel, que custará para os cofres públicos R$ 150 mil. O órgão ministerial alegou o alto valor do show para o porte do município de pouco mais de 6 mil habitantes. O juiz Sandro Francisco Rodrigues, da Vara Única da Comarca de Capitão de Campos, atendeu o pedido e suspendeu o evento. A prefeita Genir Ferreira, do PT, recorreu ao Tribunal de Justiça do Piauí, mas o desembargador Pedro de Alcântara Macedo manteve a suspensão ao reforçar a decisão da primeira instância. No final da tarde dessa terça-feira (30), no entanto, o presidente do TJ, desembargador Hilo de Almeida, liberou o evento ao suspender a liminar. Nas redes sociais, a gestora reconvidou a população para o show.

Imagem de Fábio Novo

 - ()

Tem chamado atenção as aparições de Fábio Novo de paletó em eventos políticos e em alguns materiais de pré-campanha, como o banner para o evento de apresentação do plano de governo no próximo sábado (4). A estratégia da campanha tem sido apresentar o deputado com uma característica mais séria, de gestor eficiente e capaz de resolver os graves problemas de Teresina. A barba, por exemplo, é um dos elementos utilizados para incrementar a imagem de Novo. 

Segura...

A situação foi de compadecimento, mas houve vereador que fez brincadeira com a queda da vereadora Teresinha Medeiros nessa terça-feira (30) no plenário da Câmara Municipal de Teresina. A parlamentar caiu quando descia um lance de escada e precisou ser atendida pelos colegas Luiz Lobão e Leonardo Eulálio, que são médicos. Foi possível ouvir um “quem era da base começou a cair”. Teresinha fez parte da gestão de Dr. Pessoa, mas rompeu com a gestão municipal no apagar das luzes da janela partidária, anunciou apoio a Fábio Novo e se filiou ao MDB para concorrer em outubro. 

Dose dupla

O vereador Leonardo Eulálio ampliou sua influência junto à direção nacional do Partido Liberal em meio a tentativa de Jessy Lima de conseguir protagonismo na sigla. Eulálio já havia vencido a queda de braço com a ala bolsonarista na capital e levado a sigla para a base do prefeito Dr. Pessoa. Agora, o vereador ganhou a missão de Valdemar da Costa Neto de reestrutura o PL no interior do estado. Ele acumulará as presidências municipal e estadual. 

Ele está de volta

A ala ideológica dos partidos de esquerda e lideranças de movimentos sociais do Piauí terão encontro com José Dirceu, ex-presidente do PT e condenado por operar o esquema que ficou conhecido como mensalão. Ele está de volta ao cenário político e recentemente reuniu importantes autoridades em um concorrido jantar em Brasília. José Dirceu percorre os estados na tentativa de oxigenar a esquerda brasileira. Em Teresina, o evento acontece nesta quinta-feira (2), às 17h30, no teatro da Assembleia Legislativa.

Turbinado

O Piauí possui a segunda melhor serviço de internet banda larga do país. Os dados de uma pesquisa realizada pelos sites Melhor Plano e Minha Conexão mostram que o estado alcançou velocidade média de 190,98 Mbps, ficando atrás apenas do Acre, que lidera o ranking com 280 Mbps. No Nordeste, a velocidade média do Piauí é muito superior ao demais estados como Ceará, que ficou com145,26 Mbps, e o Maranhão, com 145,25 Mbps. O pior desempenho do Brasil é do estado de Alagoas, que alcançou apenas 95 Mbps.

*A Coluna Roda Viva é publicada originalmente do jornal O Dia