Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Causa da morte de Silvio Santos é divulgada

O apresentador estava internado desde o início de agosto

17/08/2024 às 11h26

O Hospital Israelita Albert Einstein, onde Silvio Santos esteve internado desde o início de agosto em São Paulo, anunciou neste sábado (17) a causa de sua morte. Conforme o boletim médico, o apresentador faleceu "em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)".

Causa da morte de Silvio Santos é divulgada - (Foto: Lourival Ribeiro/SBT) Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Causa da morte de Silvio Santos é divulgada

Em nota, o hospital expressou solidariedade à família e a todos que lamentam a perda. A morte ocorreu às 4h50 deste sábado, de acordo com os geriatras Gabriel Truppel Constantino e Victor José Dornelas Melo, o cirurgião José Curado, e o diretor médico do hospital, Miguel Cendoroglo Neto.

O apresentador estava afastado das gravações desde 2022, por motivos de saúde. Em julho e agosto deste ano, ele foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de complicações de saúde. Silvio Santos deixa sua esposa, Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, e suas filhas Daniela Patrícia, Rebeca, Renata, Cíntia e Silvia. 

H1N1 e a broncopneumonia

Broncopneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões, mais especificamente os brônquios e os alvéolos (pequenos sacos de ar). Essa inflamação dificulta a passagem do ar e a troca de gases, o que pode levar a complicações respiratórias. H1N1 é o vírus da influenza, mais conhecido como gripe. Ele pode causar uma infecção respiratória que, em alguns casos, pode evoluir para uma pneumonia.

Quando o H1N1 causa uma infecção, ele pode se espalhar para os brônquios e alvéolos, causando a broncopneumonia. Essa complicação é mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas.

A melhor forma de prevenir a broncopneumonia causada pelo H1N1 é se vacinar contra a gripe anualmente. Além disso, é importante adotar medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar contato com pessoas doentes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.